21 julho 2007

Notícia e Censura:

Já me reportei em outros textos, que nem tudo o que vemos nos noticiários diários é o “supra sumo” dos acontecimentos daquele dia, muito pelo contrário, as pautas são escolhidas conforme a conveniência daquele que as escolhe, vamos a dois exemplos:

Na América Latina, cerca de 500 mil pessoas ficam cegas por ano, a maioria devido a complicações tratáveis. Assim, Cuba e Venezuela estão desenvolvendo um programa que visa fazer 6 milhões de cirurgias de catarata em 10 anos, algo fantástico, ainda mais vindo de países subdesenvolvidos, detalhe, totalmente de graça e não apenas para a população de seus países, os dois governos estão disponibilizando aviões para buscar e levar pacientes de todo o continente. Agora eu lhe pergunto: Você viu esta notícia na Globo, Estadão, Folha, Record e etc? É claro que não! Mas com certeza você viu sobre o São Paulo Fashion Week, sobre a etiqueta urbana da dona Glória Kalil e também as dicas de como arrumar um bom emprego (aquela historinha de que você não é um explorado, mas sim um colaborador). Existe democracia da informação? Existe Independência?

Outro Exemplo: No último ano, foram produzidos no Brasil mais de 1000 filmes/documentários independentes. Sabe quantos foram exibidos nos veículos privados de comunicação? Apenas 21. Será que isso também não é censura? Um conglomerado econômico utiliza-se de uma concessão pública para decidir o que você vai ver/gostar e o que não.

Por estas e outras que a cada dia que passa acredito ainda mais na urgente necessidade de uma TV Pública no Brasil.

6 Comentários:

Às 22/7/07 8:50 PM , Blogger Sr. Burguês disse...

Vc foi impedido de conseguir tal informação? Teve que subverter as leis para consegui-la? Foi perseguido por causa disso?
Não?
Então não há censura nenhuma, para de falar abobrinha e para de amolar.

 
Às 23/7/07 12:00 AM , Blogger Victor disse...

Não acredito que a TV pública seja a solução, mas concordo quanto a transparência das informações da TV aberta...
Realmente Cuba e Venezuela são ótimos exempos pra falr do assunto... Outro exemplo é o fechamento da RCTV...
A grande quastão, não é nem de censura, que é uma palavra muito forte o que caredito tenha motivado o comentário acima, mas de outras opiniões... o que acredito, na minha opinião de leigo, ser a fonte principal do jornalismo: ver todos os lados da questão... o que na prática, poucas vezes acontece...

 
Às 23/7/07 2:20 AM , Anonymous Marcio Pimenta disse...

Censura econômica, podemos definir assim.

Abraços!

 
Às 24/7/07 12:29 PM , Anonymous jeferson pereira disse...

No Brasil a TV Pública vai refletir os interesses dos governantes, o que quase nunca reflete os interesses da população.

Abraço

 
Às 24/7/07 7:24 PM , Blogger Marcelo disse...

OI, Cássio

Mais um blogueiro do paraná, curitiba, pra ser extato. Coloque aí sobre a incitação ao golpe militar que saiu hj na folha. os detalhes estão no site da Agência Carta Maior.

Eu coloquei no meu blog também: http://rumoresalv.blogspot.com/

Marcelo

 
Às 3/8/07 6:58 PM , Anonymous Diego disse...

se os filmes não passaram na tv eh pq eram uma bo*** mesmo... ou vc acha q a globo iria deixar de passar um filme q gerasse dinheiro?

para de gritar palavras de ordem e pensa um pouco... pelo menos uma vez... ou vc nao acha q o fato de estes paises oferecerem "ajuda" nao eh propaganda? tal qual a q os eua (q vcs tanto criticam fazem?)

outra coisa... a coisa mais importante pra todos eh a alimentação, além da tvbrás vc nao apoiaria uma alimentabrás?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats