04 maio 2007

Redução da Maioridade Penal? NÃO!

"A violência, cada vez mais toma conta dos telejornais, e a sociedade, sempre consciente dos verdadeiros problemas da nação, cobra uma atitude enérgica, imediata e eficaz de nossos representantes. Assim, o assunto no momento é a redução da maioridade penal como solução para os nossos problemas. "

Este é o primeiro parágrafo de um texto meu publicado no Blog Reação Cultural. Façam uma visita no link http://reacaocultural.blogspot.com/2007/04/coluna-do-cssio.html e participem do debate, é muito importante para o Brasil. Depois comente aqui no Blog também!

11 Comentários:

Às 4/5/07 11:03 PM , Anonymous Homer Simpson disse...

Uma das maiores coleções de clichês, sofismas, populismo, emocionalismo e maniqueísmo que eu já tive a oportunidade de ler! Acho que vou até imprimir um monte de cópias e usar como papel higiênico aqui em casa...
Humm, pensando bem é melhor não, o papel é muito caro... não quero desperdiçar arvores imprimindo esse lixo...

 
Às 5/5/07 12:08 AM , Anonymous Aninha Paiva disse...

Definitivamente lei boa não é a lei mais severa e sim a mais eficaz. Cruzar os braços fingindo que a redução da maioridade é o melhor remédio para diminuição dos índices de criminalidade no país é simplismente "querer tapar o sol com a peneira". Chega desse bombardeio projetos de emendas constitucionais!!! Precisamos cortar o mal pela raiz!!! Chega de mídia sensacionalista!!!

 
Às 5/5/07 1:31 AM , Anonymous Renata disse...

Gostei muito do texto e repassei a amigos. Porém acredito que temos que ter o cuidado com a parte que fala sobre a família como culpada. Se avaliarmos como cresceram os pais desses adolescentes veremos que também sofreram as mesmas exclusões. Vários adolescente privados de liberdade têm filhos e gostariam de ser melhores que seus pais, mas se encontram nas condições citadas no texto acima. NÃO VAMOS SER PRECONCEITUOSOS!!!

 
Às 5/5/07 3:20 AM , Anonymous Júlio Câmara disse...

Belo texto!

 
Às 5/5/07 4:06 AM , Blogger Carlinha disse...

Cássio, vim dar o ar da graça, andei sumida, muito trabalho, depois de uns dias fora de casa.
Não esqueci do blog que me faz pensar e me dá um pouco de cultura.
Beijos!

 
Às 5/5/07 4:06 AM , Blogger Carlinha disse...

Cássio, vim dar o ar da graça, andei sumida, muito trabalho, depois de uns dias fora de casa.
Não esqueci do blog que me faz pensar e me dá um pouco de cultura.
Beijos!

 
Às 6/5/07 9:43 AM , Blogger DANIEL PEARL disse...

Cássio Araújo, sou Daniel Pearl, jornalista-editor do blog DESABAFO PAÍS(BRASIL) com mais de 174 mil acessos, com uma proposta de jornalismo independente e livre para participação do internauta. Gostaria de trocar com você nossos links, e alicerçar uma amizade. Meu endereço: http://desabafopais.blogspot.com. Para confirmação passe um e-mail: desabafobrasil@ou.com.br. Um forte abraço.

 
Às 6/5/07 9:43 AM , Blogger DANIEL PEARL disse...

“O jornalista Diogo Mainardi é mesmo um sujeito estranho. Vive reclamando dos processos que toma, inclusive de outros colegas, pelas barbarides que fala na televisão ou escreve na revista Veja.” Esse cara-de-pau Mainardi pensa que é dono do jornalismo no Brasil. Humildade e ética são ingredientes para um bom profissional. Já a “O Globo” reclama de CENSURA. Que moral tem O Globo para reclamar de uma suposta censura à mídia hoje se na época da Ditadura Militar de 64 que seqüestrou, torturou e assassinou milhares de brasileiros, o jornal foi conivente com a repressão? Segundo o jornalista Mino Carta, “o Brasil tem a pior mídia do mundo”. Sobre a Folha de São Paulo, ela nunca foi censurada, gosta de posar de democrata e transparente, e tenta esconder esse período macabro (64) que revela todo o seu caráter de classe e a sua postura direitista. Protegida pela ditadura, a Folha cresceu, e durante os oito anos de FHC, ela nada falou contra as suspeitas privatizações e pregou a ortodoxia macroeconômica. Acesse o DESABAFO PAIS: http://desabafopais.blogspot.com

 
Às 7/5/07 3:26 PM , Blogger Omar disse...

Cassio, a minha opinião sobre isso vc já conhece, mas e a desse tal "Homer Simpson" vc conhece?

 
Às 8/5/07 12:35 AM , Blogger Cássio Augusto disse...

Caro Omar... claro que conheço sua opinião... qto ao Homer Simpson... desconfio de quem seja!!! hehe

 
Às 8/5/07 1:51 AM , Anonymous Sr. Burguês disse...

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O nosso falido sistema prisional não é em si justificativa para não se reduzir a maioridade penal no pais. Se o problema é o sistema prisional, então reforma-se o sistema, ao inves de dificultar a condenação e o aprisionamento de criminosos.
Vejamos: um jovem brasileiro de 16 anos é considerado apto para votar e portanto, decidir o futuro do pais. Aos 16 anos, já estão aptos a terem relações sexuais,. Aos 16 anos, já possuem sua consciênmcia critica formado, ou seja, já distinguem o "certo" do "errado". Portanto, a logica da redução da maioridade penal é a de que um homem ou mulher de 16 anos já é consciênte e portanto, responsavel por suas ações e como tal, deve ser punido caso cometa um crime. Tentar justificar que eles são pobres menores de idade, são muito jovens, devem ser "ressocializados", como motivos para não subjuga-los aos rigores da Lei, não faz portanto o menor sentido. Se fosse assim, deveriam abolir o voto aos 16 anos e a "responsabilidade sexual" também devia ser tratada como um desvio, pois esta se adimitindo que uma pessoa de 16 anos não tem consciência da realidade.
Quanto ao crime "do porbre" ser justificado e do "do rico" ser pura safadeza, nem vou comentar, é de uma ingenuidade - e ideologice - tremenda...
Mas concordo que o sistema prisional, e acrescento ainda todo o sistema legal que, ao tentar proteger o povo, acaba por proteger o criminoso, deveriam ser reformados. A situação nos presidios é terrivel...
PS: perdi a senha pro meu profile aqui do blog, como faço pra recupera-la???

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats