17 abril 2007

Pseudo-revolucionário:

Estou cansado de ser chamado por este nome, mas o que ele significa? Vamos ao nosso eterno companheiro dicionário:
Pseudo – Palavra não encontrada no dicionário, mas que podemos conceituar como “falso” ou então como “aquele que pensa que é...”
Revolucionário – Aquele que provoca revoluções, rebelde.
Assim, utiliza-se o termo pseudo-revolucionário para qualificar algum falso revolucionário, ou aquele que se diz revolucionário, mas que não tem atitudes condizentes como tal.

Pois bem, mas o que é Revolução? Segundo o dicionário é: Sublevação; mudança violenta da forma de um governo. Pois bem, durante os séculos, muitos jovens pelo mundo a fora pegaram em armas para enfrentar diversos tipos de governo. Houve um tempo até que a burguesia foi revolucionária, ao acabar com o absolutismo, outras vezes, os camponeses foram revolucionários ao destruir governos despóticos. Se ser revolucionário é pegar em armas, não sou revolucionário.

Mas estamos no século XXI, e o que é ser revolucionário no mundo ocidental neste tempo? Claro que pegar em armas e embrenhar-se no meio do mato não trará o resultado satisfatório, aja vista a tecnologia dos exércitos. Então o que?

Para ser revolucionário hoje é preciso ler Gramsci, ou seja, precisamos entender que o Estado se ampliou, que não existe somente a sociedade política (polícia e exércitos) mas também a sociedade civil (mídia, partidos, associações, igrejas, etc...) então, devemos entender que para tomar-se o poder político é preciso antes de tudo tomar o poder civil. Tal, somente se dará em uma constante guerra de posições, liderada pelos Intelectuais Orgânicos, aqueles que estão no meio do povo e do povo surgem.

Posso ser um pseudo-revolucionário do século XIX e XX, mas tenho certeza que não sou um pseudo-revolucionário no contexto do século XXI, mas aqueles que me acusam acho que não entenderam o texto e muito menos leram Gramsci, então vão continuar a me rotular.

6 Comentários:

Às 18/4/07 7:20 PM , Anonymous clareanna disse...

Hj em dia...ter um ideal politico é sinônimo de 'superioridade' e narcisismo.
p/ ser um bom 'revolucionário', num pode atingir dramaticamente as pessoas, principalemente àquelas que te chamam de amigo.
Puxar o saco, é a unica opção.

 
Às 19/4/07 9:51 PM , Blogger Marcia disse...

Eu cansei de ser chamada disso tbém e um dia depois de uma longo dia de campanha sindical na minha cidade mandei o povo do PSOL pegar nas armas e começar a tal revolução que eles queriam e disse que depois disso quem sabe eu aderisse ao "movimento revolucionário de fato" rsrs resultado: até hoje me olham de canto mas não ousam mais me chamar de pseudo...hehe...

 
Às 19/4/07 9:54 PM , Blogger Marcia disse...

Desculpe os erros acima...é que hoje foi outro dia de intensa campanha...que venha a Reforma Sindical, essa será uma nova revolução com certeza...rs

 
Às 19/4/07 11:44 PM , Anonymous Anônimo disse...

Eu também não gosto quando me chamam de burguês-explorador, entreguista-reacionário-neoliberal, principalmente quando a pessoa não faz a minima idéia de quem eu sou, não conhece minha familia, não sabe de minha formação e muito menos sabe com profundidade quais são minhas idéias sobre politica e econômia...

 
Às 20/4/07 2:16 AM , Anonymous gi disse...

heheehe...tá bem Cássio..vc fez justiça uhauhauaha...vc sabe que eu tbém passo por isso...

 
Às 23/5/07 6:52 PM , Anonymous Reni Martins disse...

Fui do PT durante muito tempo, fui da Articulação de Esquerda, da Força Socialista e da APS. Depois saí do partido. Acho que você aderiram ao "status quo"...

Gramsci tem pensamentos interessantes, mas será que aplica-se ao nosso caso? Vivemos numa pseudo (olha a palavrinha de novo) democracia, não faremos a 'revolução' pelas vias institucionais.

Aliás, como disse, não sou mais do PT, mas o pessoal da esquerda do PT de minha cidade que continua no partido provavelmente irá expulsar o prefeito (do PT) neste fim de semana. Começou pensando como vocês e acabou se aliando com o PFL (ou DEMo, como quiserem).
Abraço!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats