21 abril 2007

O Álcool Combustível é o Futuro!!! Será???


Posso estar completamente enganado, e espero que esteja mesmo, mas tenho sinceras dúvidas acerca da potencialidade do Álcool Combustível como matriz energética para veículos automotores. Primeiro, já manifestei aqui minha ressalva quanto a ser o Álcool totalmente ecológico, mas a preocupação aqui é outra.

Estamos apostando todas as nossas fichas no Álcool derivado da cana-de-açúcar, na esperança de ser o “Petróleo do Futuro” e com isso o Brasil tornar-se o maior produtor e exportador deste produto essencial à vida nos próximos cinqüenta anos.

Mas acontece que na Europa já existem carros movidos a Energia Elétrica, e com a grande vantagem de não poluírem absolutamente nada. Os carros possuem uma bateria e podem ser recarregados na tomada da sua casa. Paises como Suécia e Inglaterra já possuem em fase de testes, tomadas em postes das ruas para recarregar tais carros.

Ora, fica a dúvida, será que dentro de cinqüenta anos os carros serão todos movidos a Álcool ou a Energia Elétrica? Acho melhor investirmos na exportação de cachaça, é mais garantido!

7 Comentários:

Às 22/4/07 11:33 AM , Anonymous catatau disse...

boa pergunta, mas aí depende da viabilidade economica!!

 
Às 22/4/07 3:44 PM , Blogger Sérgio Coutinho disse...

Parabéns atrasados mas sinceros ao blog pelo aniversário! Ja viu as mudanças no Mundo em Movimentos?

Um abraço!

 
Às 22/4/07 6:46 PM , Anonymous MATEUS disse...

aqui em minha cidade fizeram uma tal de pedra filosofal e eu sem me dar conta da minha ingenuidade, pensei em colocar uma muda de cana de açucar, uma muda da cana 413, que está sumindo dos canaviais paulistas...
a resposta do guru em usinas sucroalcooleira disse para eu ficar despreocupado quanto a isso e que provavelmete daqui a 50 anos eu vou estar plantando cana no quintal de casa para garantir um extra no final do mes.

agora eu vos pergunto: o cenario está bom! não é? o produto brasileiro que quase todos os países quer é o alcool, pq será então que esta semana veio um principe do reino unido visitar uma usina de minha cidade...será que ele como eu tb acha que daqui a 50 anos muitos outros carros vão ser movidos a alcool, ou melhor total flex, tetracombustiveis.... e outras coisa mais... ou será que os britanicos não são muito adeptos a carros movidos a energia??
e de onde será que vai surgir tanta energia!


foi boa a sua reflexão cassio, assim como li uma vez que vc postou algo sobre as terras paulistas virarem arreia como no nordeste, eu tenho uma idéia de que eu não viverei para presenciar isso, mas tb acho que não acontecerá o mesmo aqui, pois quando a terra está quase falida, os produtores mudam a cultura e com apenas uma safra de soja , já tem um belo solo para voltar a plantar cana de açucar!

 
Às 23/4/07 2:57 AM , Anonymous Marcio Pimenta disse...

Hehehehhe sinto falta da cachaça!

Olha só, não se pode desprezar o alcool como combustível, mas focar nossa economia APENAS nisto é um risco que não desejo. Ser exportador apenas de produtos primários é uma volta ao passado.

 
Às 23/4/07 9:05 PM , Blogger Carlinha disse...

Pois é, e o gás, será que também não pode ser o combustível do futuro...
Arrisco ser o álcool o ex-futuro combustível do futuro.
Beijos!
PS: também estou na correria, rs!

 
Às 25/4/07 9:50 PM , Anonymous Babi disse...

pois é cássio... nem tudo é o que parece... como nos diz o adágio...

 
Às 26/4/07 12:36 AM , Blogger Cássio Augusto disse...

Caros amigos... estou com um problema... ñ consigo publicar no Blog... espero que consiga resolver logo!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats