26 abril 2007

Invasão Cultural:


Tenho duas camisetas que quando as utilizo sempre geram um pouco de polêmica. Uma possui o desenho ao lado, a outra contem a seguinte frase: “Halloween é o cacete! Viva a cultura nacional!”.

Muitas pessoas me perguntam o significado e o porque de utilizar tais camisetas, alguns apenas soltam piadinha preconceituosas e desqualificadas, já ouvi até quem dissera algo do tipo: “_Ah! Então vamos voltar a ser tudo Índio”, é claro seguido de uma boa gargalhada. Pobres coitados, não conseguem enxergar muito além do próprio nariz.

Não sou contra a diversidade cultural, muito menos o seu intercâmbio, ao contrário. Mas tais camisetas dedicam-se a refletir sobre a “Invasão Cultural Norte-Americana”, à “Política da boa-vizinhança” que tem sido feita de forma escancarada pelos nossos “irmãos do norte”, visando justamente à monopolizar o pensamento ocidental.

Desde o início da guerra fria, somos bombardeados com produtos culturais estadunidenses, são as revista em quadrinhos, com heróis que não são nossos; são os desenhos animados sempre os mostrando como bons amigos, inclusive inventaram um certo “Zé Carioca” para isso; sem falar nas séries de TV e nos filmes, que exaltam a dignidade, ética e democracia yankee, onde todos são felizes e etc...

Portanto, o que temos de contestar é esta invasão, que destrói os produtos e a cultura genuinamente nacionais, afinal, Halloween é no mesmo dia do Saci Pererê e você nunca viu um desenho animado da Turma da Mônica em detrimento da turma do Mickey. Aliás, o sonho de nove entre dez crianças é ir para a Disney, não que isto seja ruim, mas o sonho não é delas, mas sim exterior a elas, ou seja, foi-lhes incutido na mente. Por quem? Pela lavagem cerebral feita pela “Política da boa-vizinhança”.

9 Comentários:

Às 26/4/07 2:27 PM , Blogger dricabiem disse...

olá cassio,
isso q vc chama de "invasão cultural" conheço como "exportação cultural", o que é feito por muitas nações, mas os especialistas nisso são mesmo os norte americanos. é uma ferramenta q eles utilizam para passar o pensamento norte americano, sua cultura e comportamentos como padrão. no entanto, deixar ou não de lado traços de nossa cultura por causa disso é uma escolha nossa. se por exemplo ninguém sabe o dia do saci pererê não é por causa do haloween, mas pq nós mesmos não divulgamos. se as crianças sonham em ir à disney é pq não passamos pra elas que tem coisas muito interessantes pra se visitar em nosso país, q o turismo e sua divulgação lah eh levado muito mais a sério que aqui. qqer problema que temos costumo me perguntar e perguntar às pessoas: qual nossa parcela de culpa e o que podemos fazer para melhorar?
abraço!
drica do rct de santa fé

 
Às 26/4/07 6:51 PM , Anonymous Ederson disse...

Olá!

Concordo com você.

Ao observar que a grande massa da população não tem um conhecimento cultural tão apurado, devido ao baixo nível educacional e somado o fato de possuir como principal fonte de lazer, a televisão, fica evidenciado o interesse na manipulação deste veículo de comunicação.

No principal programa jornalístico da maior rede de televisão do Brasil é explícito a manipulação de informações. Abraço!

 
Às 26/4/07 11:21 PM , Blogger reginnanunes.com disse...

Concordo,temos que divulgar nossa cultura que é muito rica.O Brasil tem muitas lendas,historias que desconhecemos.Seria legal fazer uma partilha de conhecimentos ,com poexemplo, montar uma páginas com contos ,lendas etc.... de cada região.Divulgar mais nossos conhecimentos, nossa história

 
Às 26/4/07 11:28 PM , Anonymous Marcio Pimenta disse...

Bem bacana!

Acho que valorizar a cultura nacional é um dever que devemos praticar. Há uma comunidade bacana no orkut sobre o assunto.

Abraços!

 
Às 27/4/07 1:52 AM , Anonymous Jefferson Lima disse...

eaee
eu também tenho duas camisetas, e o povo me olha diferente quando as uso!

mas como vc disse, essa invasão vem ganhando força a cada dia que passa, e assim acaba ficando difícil distinguir, pois cada vez mais vamos sendo bombardeados pela cultura estadunidense, e como bons vizinhos, que estão de olho no pão em sua mesa!, eles de certa forma forçam outras nações a isso.,

como a drika disse: somos nós que escolhemos!
mas fica difícil escolher nossa cultura, quando se tem duas escolhas:
cultura yankee e cultura yankee!!!

ou seja lhe empurram garganta a baixo o que querem!!!

o capital deles empregado no nosso país acaba fazendo isso, pois, quando uma criança nasce, já ta rodeada de cultura de fora (estadunidense)e ai, com a nossa bela e formidável rede de educação, nossa cultura passa despercebida, pois seus subconscientes já estão contaminados!!!

Então como dito anteriormente, nós que conseguimos enxergar isso, devemos começar a divulgar mais, cada vez mais nossa cultura....

É um dever de qualquer brasileiro! ser BRASILEIRO!
amar sua pátria, defende-la, lutar por ela, ser um verdadeiro patriota...só assim conseguiremos mudar este contexto....

" Boicote aos produtos estadunidenses"

 
Às 27/4/07 10:30 AM , Anonymous Anônimo disse...

Toda essa choradeira só porque o local de origem dessa influência cultural é os EUA... se fosse de Cuba oposto que estariam a gozar nas calças de tanta felicidade... quanto preconceito e pré-juizos, meu Deus!

 
Às 27/4/07 5:34 PM , Anonymous Glauco Fernando disse...

Em partes, vc está certo, mas como vamos competir com a cultura exterior, se a interior, nem mesmo nosso povo e governantes dão valor...
Como diz aquele ditado, "se não dá assistência, abre a porta pra concorrência"...

 
Às 28/4/07 9:32 AM , Blogger Dorian disse...

Cássio,
Não existe essa de "monopolizar o pensamento ocidental". Os desenhos, os filmes e a cultura americanas são apenas produtos. Produtos que eles vendem com a única intenção de ganhar dinheiro. Para poder serem comprados esses produtos recebem investimentos para seu desenvolvimento, divulgação e distribuição, motivo pelo qual consegue bastante compradores. É um negócio. Eles lá não leram Gramsci e não conhecem a teoria de manipulação mental e ideológica que ele desenvolveu...

 
Às 4/5/07 12:45 PM , Anonymous Anônimo disse...

exatamente, se a invasão fosse cubana garanto que você estaria escrevendo o quão rica culturalmente ela seria...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats