14 abril 2007

Esquerda e Democracia:


“A Esquerda não gosta da Democracia!”. Mais uma frase para a coleção de pré-conceitos do senso comum, ou então de doutrinação de massas feita pela Direita/Burguesia/Mídia. A frase acima está impregnada, mesmo que de forma dissimulada em muitos telejornais e revistas semanais. O problema é que as pessoas a repetem, sem mesmo saber o que é Esquerda e o que é Democracia.

Para muitos, Esquerda é sinônimo de Comunismo, e Comunistas que comem criancinhas, que por sua vez adoram um populismo e uma ditadura. Tudo bem que muitos governos Comunistas cometeram atrocidades, mas também governos de preceitos liberais o fizeram, como por exemplo as ditaduras do Chile e do Brasil, sem falar que o baluarte do Liberalismo e da Democracia mantém a Base de Guantánamo e bancou diversos golpes militares anti-democráticos pela América. E Democracia, para estas mesmas pessoas resume-se tão somente ao direito de votar e ser votado e à liberdade de expressão. Saliente-se que liberdade de expressão é a liberdade deles expressarem em seus jornais o que entendem por verdade, a nós, cabe votarmos nos seus candidatos.

Mas voltemos ao tema. Nos EUA, a Esquerda é Democrata, já no Brasil, os “Democratas” são ex-ditadores, vai entender!

A Esquerda não gosta mesmo da Democracia, pelo menos não na forma com que a Direita prega a Democracia. Para esta pessoas, a Democracia é apenas representativa, já para a Esquerda ela deve ser participativa. Para a Direita, a Democracia deve ser apenas de Direito, já para a Esquerda ela deve ser de Fato.


A Esquerda não quer apenas uma Democracia de papel. Queremos a democratização dos meios de comunicação; a democratização dos meios de produção; a democratização do acesso à terra; a democratização do acesso à água potável, à comida, ao saneamento básico, à escola, à saúde, ao transporte, à moradia, etc... Enfim, não queremos apenas a democratização das migalhas, se é para ser Democracia, que seja plena!

17 Comentários:

Às 15/4/07 1:02 PM , Blogger Carlinha disse...

Pois é Cássio, o fato é que quem cria estes mitos, são os que estão no topo da riqueza e poder, criando na maioria um medo (falso) de que com o poder da esquerda, o Brasil vira comunista - assim de uma hora para outra...
O que fazer? Continuar lutando e investindo em instrução do povo que, infelizmente, às vezes parece ter preguiça de aprender e prefere acreditar em quem "tá lá em cima" - isto eu digo por conhecimento próprio.
Beijos!

 
Às 15/4/07 10:08 PM , Anonymous Marcio Pimenta disse...

Simple, direto e correto. Muito bom o texto.

Ter que engolir um partido que se autoproclama Democrata é mesmo um gosto amargo. Mas não há surpresa nisto. Como você mesmo disse, é a democracia que eles enxergam. Paciência e luta!

Abraços!

P.S.: Desculpa não te dar atenção no MSN, estava falando com a família ai no Brasil.

 
Às 16/4/07 11:02 AM , Blogger Luciano disse...

O problema é que no prijeto socialista e comunista, não há a designação, democracia, pois todos os cidadãos teriam suas relações estipuladas pelo senso comum de uma forma quase cultural. Logo onde todos sebaem o seu papel não é necessário que se tenha uma discussão em torno de algo. Logo, os que ignoram o que é o ideal esquerdista, distorcem o conseito e ploriferam á idéia de esquerda anti democrática, outro problema são os governos ditos socialistas que se impuseram em noso tempo, são em geral autoritários e ditatorios, como não poderia ser difernte em um sistema que se impõem, o problema é que Cuba na minha opinião já deveria ter evoluido nesse sentido. Outro ponto é, existe democracia no Brasil? Acredito que apenas temos o direito de votar, o que na minha opinião não é democracia representativa.

 
Às 16/4/07 12:13 PM , Blogger Dorian disse...

O problema do socialismo é a ideía ultrapassada de nivelar todo mundo por baixo. O socialismo e o comunismo querem socializar a pobreza e colocar os meios de produção e o capital disponível nas mãos dos dirigentes, o que torna o regime mais concentrador de riqueza do que o capitalismo!
A Democracia representativa é a única forma viável de governo. A participativa é apenas utopia ou manipulação, como os ditadores da Venezuela e Bolívia querem fazer, criando plebiscitos para induzir a massa pobre a votar naquilo que eles já decidiram.

 
Às 16/4/07 4:07 PM , Anonymous Anônimo disse...

É falsa a idéia de que a democracia participativa é a unica e verdadeira democracia, e que ela deve ser implementada. NA teoria a DP diz que pormove uma maior participação da população como um todo no exercicio da democracia e da politica. Na pratica, entretanto, promove apenas um controla mais direto do grupo/facção/partido mais organizado, alijando a maioria da população da politica. Explico: é sabido que a grande maioria da população, sejam eles ricos, pobres, classe média, funcionarios publicos ou privados, do campo ou da cidade, dispoem de pouco tempo habil para o exercicio da politica, que demanda uma forte dedicação, pois deve se manter informado dos problemas, das diferentes vias de solução, em manter-se em contato com outras lideranças, enfim, é uma atividade que consome muito tempo, e como já disse, a maioria das pessoas mal dispõem de tempo para seu proprio ocio de prazer, que dira para o exercicio direto da politica? E caso elas estejam inseridas no contexto da DP, ou elas ficaram completamente alienadas das discuções e da tomada de decisões, ou serã facilmente manipuladas por grupos de politicos profissionais, pois estes sim dispõem de tempo suficiente para frequentar todas as assembléias civis, de se informar, pesquisar e articular. Desse modo, um pais sub um sistema de DP seria controlado exclusivamente pelo grupo politico que no momento soubesse melhor organizar seus militantes e fazer a campanha de propaganda mais agressiva.
Era assim na Grécia antiga, onde somente os "cidadãos", homens nascidos de pai e mãe da respectiva cidade-estado e detentores de terras, que não precisavam trabalhar e podiam dedicar o tempo que quisessem em dialogar com seus pares para influencia-los a votar em seus projetos... E assim seria num contexto moderno de Democracia Participativa.

 
Às 17/4/07 12:09 PM , Blogger Alex disse...

Boa discussão.
Será que o Brasil é um país democratico? eu responderia que sim, se considerarmos que o conceito de democracia é um conceito burguês, disseminado a partir da revolução francesa. porém, esta democracia burguesa se restringe ao voto e a 'liberdade'
o problema é que para nós de esquerda, este conceito se torna complexo. é logico que é muito melhor viver e lutar nesta democracia mesmo que burguesa, do que como foi no periodo ditatorial.
entretanto, esta complexidade de conceito também se explicita dentro das perspectivas burguesas, pois se num determinado momento historico a bandeira da democracia foi um dos estantartes da revolução burguesa, hoje esta passa a ameaçar os interesses do capital. daí a implementação de ditaduras, como exemplo toda a America Latina na decada de 60, e atualmente a Venezuela de Hugo Chavez, que sofreu há não muito tempo uma tentativa de golpe.
o fato é que ao falarmos de democracia, nós de esquerda temos em mente a ideia de democratização dos meios de produção, acompanhada da democratização em outras esferas.
todavia, a utilização deste conceito, em nosso meio, representa mesmo que inconscientemente, uma postura positivista e idealista, pois na pratica não conseguimos implementar tal ação.
pois esta 'democracia', implica na implementação da Ditadura do Proletariado, que significa orientar as ações do Estado na perspectiva de sanar as necessidades da maioria, ou seja dos que-vivem-do-trabalho. e para que isto aconteça, eu não tenho duvidas, que seja necessario usar além do consenso a coersão, ou vocês acham que a burguesia irá largar o osso facilmente?

 
Às 17/4/07 4:17 PM , Blogger Omar disse...

Agora vc tocou num ponto muito importante, Cássio. O socialismo e chegado num "totalitarismozinho".
O defensores do socialismo costumam dizer q este regime combina sim, com a democracia, porém não é isso q se viu até hj na prática, então q tal vc esclarecer isso p/ gente? O totalitarismo é indissociável do socialismo ou o totalirismo observado em todos os países q abraçaram o socialismo foi um desvio da revolução? Óh dúvida q nos aflige!!!! rs
Abraços

PS. Eita fotinha q deixa qquer um se sentindo um lixo hem?

 
Às 17/4/07 9:46 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

É... pelo visto o post rendeu excelenets comentários!!! ainda bem... é justamente este o objetivo!!! muito grato a todos vcs...

 
Às 17/4/07 11:31 PM , Anonymous Alexsander disse...

Você está usando o verbo "democratizar" como sinônimo de "estatizar". São coisas bem diferentes...

 
Às 18/4/07 11:03 AM , Blogger Omar disse...

Putz, acho q faltou uma ponto de interrogação no meu último comentário.

Essa frase: "O socialismo e chegado num 'totalitarismozinho'". Na verdade deve ser encerrada com um ponto de interrogação, além é claro do acento agudo no "e".
Q fica: "O socialismo é chegado num 'totalitarismozinho'?"
rs

Desculpe a vacilada, Cássio.

 
Às 18/4/07 2:53 PM , Anonymous Anônimo disse...

Sim, o socialismo é chegado num "totalitarismozinho". Os proprios mecanismos de dominação socialistas impõem algum grau de totalitarismo, de opressão direta contra as pessoas, pricipalmente as que divergem do regime e, em especial, aos descendentes da "burguesia". Por exeplo: por ser um regime extremamente fragil,, onde o menor vestigio de capitalismo é suficiente para abalar toda a estrutura socio-econômica, se faz necessario o uso da repressão para extinguir esses focos de capitalismo.

 
Às 19/4/07 10:04 AM , Blogger Alex disse...

se o socialismo é chegado num "totalitarismozinho", o quê falar do expoente da democracia no Ocidente, que a menos de cinco anos financiou uma tentativa frustada de golpe contra um pequeno país latino que teve a sorte ou o azar de ser o quarto maior produtor de petroleo do mundo.
se a experiencia do socialismo real teve como marca certo grau do que você chama de "totalitarismozinho", a sanha estadunidense que se vangloreia de ser o baluarte da democracia no mundo, eu afirmo que são chegados num "totalitarismão". e aqui nem vamos entrar na questão do Iraque, do Irã e do Afeganistão, que estão bem mais longe de nós.

 
Às 19/4/07 11:37 PM , Anonymous Anônimo disse...

Ou vc não entendeu, ou sua desonestidade intelectual é grande: eu somente usei o termo no diminutivo pois foi o Omar quem o havia mencionado primeiro, e como meu post era uma resposta ao dele, achei por bem manter o terma no diminutivo.
Agora, tentar usar esses pequenos detalhes gramaticais como argumentação pra provar que os EUA são mais imperialistas que os comunistas, ou é uma clara amostra da sua burrice, ou apenas comprova que vc é realmente um desonesto intelectual.
Sim, é fato que os EUA frequentemente tem aventuras imperislistas ao redor do globo, entretanto, ao contrario dos comunistas, nunca foram uma nação autoritaria e ditatorial. Eu particularmente não os considero o melhor exsemplo de democracia e liberdade, entretanto, tentar demonizar tal nação com base em apenas determinados pontos da historia politica recente, carece de fundamentos.

 
Às 30/4/07 11:19 AM , Blogger Alex disse...

Olá Cassio, primeiramente quero lhe parabenizar pelo aniversário de um ano de seu blog.
Depois pedir desculpas, pois como mencinei acima nós da esquerda se equivocamos com o conceito de democracia, mesmo que inconscientemente.
Eu até então, acreditava que este espaço seria conforme seu desejo um espaço democratico de discussão. Porém, o que percebo é que dentro de nossa "democracia", temos que conter algumas verdades, chamadas de "aventuras imperialistas". pois estas tendem a magoar alguns de seus interlocutores. Este foi o caso do Sr. Anônimo, que não sei se devo chamar de Anônimo Adam Smith ou Anônimo Homer Simpson. Contudo, estou tendencioso a este ultimo, pois o primeiro não era estadunidense, e como o agora, nosso interlocutor ficou estremamente magoado
tudo leva a crer que de fato ele tenha naturalidade estadunidense.
Entretanto, sou obrigado a concordar em algumas coisas com o Mr. Simpson. A da minha possivel dificuldade intelectual. Pois o fato é que insisto em comer daquele alface que produzimos aqui agroecologicamente e de vez enquando beber d'agua da mina que não sei porque cargas d'agua ainda preservamos. Ambos sem aditivos quimicos que "ajudam" a desenvolver o intelecto, igual aqueles produtos industrializados e engarrafados por qualquer gde transnacional, que só têm como objetivo nosso bem estar nutricional.
Outro fato a concordar é o de minha possivel desonestidade intelectual, pois por mais que eu me esforce em estudar os classicos do pensamento filosofico, sou sempre levado à realidade a qual vivo, e quando estamos cortando cana, deixo-me influenciar pela insignificante realidade de nossa região, super explorada pela monocultura da cana.
Agora uma coisa que nego aceitar é a utilização dos 'pequenos detalhes gramaticais', pois nós tivemos a má sorte de sermos 'colonizados' por um pais de lingua portuguesa, lingua esta que depois de cinco séculos de conquista, já foi abrasileirada, para a injuria de pessoas como o Ms. Simpson, que de fato deve se utilizar de uma gramatica menos complexa, que com certeza não é latina-americana.
Todavia, como o assunto proposto por você Cassio foi democracia, devo salientar que, pelo menos eu tenho dificuldades em utilizar a democracia burguesa, dentro de seus limites postos aqui, pois sempre tenho a tendência de demonizar uma inocente nação, e principalmente seus benevolos dirigentes, firmado apenas em 'determinados pontos da historia politica recente'.
Acredito que toda esta minha facilidade de demonizar inocentes se deva a um adjetivo que o Mr. Simpson esqueceu de mencionar, eu sou um sujeito deslocado geograficamente e historicamente. Pois não sou nem afegão, nem iraquiano e nem iraniano. Sou simplismente um brasileiro, nascido num pais que detêm 50% da biodiversidade do mundo, é o maior produtor de biomassa e possui a maior reserva de água potável de nosso planeta.
Será que eu não tenho mania de perseguição? pois quem se interessaria por tais bobagens.
Por estes motivos eu peço-lhe desculpas Cassio e afirmo que das proximas vezes só usarei este espaço de interlocução com terceiros, com individuos que tenham coragem ao menos de se auto nominar, pois tenho muita pouca criatividade, porém acredito que minha minima inteligencia já me dá condições de deduzir de onde falam.

 
Às 1/5/07 11:35 AM , Blogger Cássio Augusto disse...

Haha... boa Alex!!! arrebentou!!! é por isso que existe o Blog!!!

 
Às 4/5/07 11:26 PM , Anonymous Homer Simpson disse...

Rsrs, um acha que pode rebater questionamentos com ad hominem e ironias, e o outro acha que isso é o ô do borogodô... rsrs realmente impressionante!
Alex, vc parte de certas percepsões equivocadas sobre minha pessoa, pré-juizos de quem eu sou, de como eu penso, de quais são meus valores. Vc, partindo de alguns poucos comentarios meus, traçou um paralelo com a sua visão idealizada de um "pequeno burguês" pró-americano fanático, sem fazer um questionamento profundo sobre isso, sem fundamentos concretos, somente conjecturas que vc criou na sua cabeça com base em preconceitos bobos. Eu as vezes também escrevo comentarios tolos, mas também estou disposto a um dialogo produtivo... e vc? Vai me ignorar somente porque desconhece meu nome e quem eu sou, e tentar me desqualificar somente com base nisso, ou vai debater seriamente?

 
Às 7/5/07 11:08 AM , Blogger Alex disse...

Com licença Cassio,
A/C do anonimo Homer Simpsom pessoa deixa disto, quem baixou o nível da discussão foi vc.
de fato não lhe conheço pessoalmente, mais os elementos aqui dados me dão suporte para como vc disse deduzir de onde tu falas. Pois somente com tais elementos vc teve condições de medir meu quoeficiente de inteligencia (vc deve ser muito inteligente, para conseguir isto). Assim achei-me no direito de tecer os meus achometros sobre vc também.
e se sua crença na democracia é tanta, qual o motivo de não dizer quem tu és?, daí a possibilidade de firmando-se, no que vc diz que é bem real, pelo menos pra mim, de imaginar quem vc é.
e mais, esta provado que minha criatividade não é das piores, ela não foi tão erronea assim, pois vc adotou até o codi-nome que lhe dei.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats