07 março 2007

Sociedade Civil Organizada:


Aqui em Nova Londrina, existe um “Fórum de Desenvolvimento Sustentável” (FDS), constituído por diversas pessoas da comunidade, que dedica-se a debater os diversos problemas de nossa cidade. Nesta segunda-feira, participei da reunião cujo objetivo era debater os números/indicadores levantados sobre diversos assuntos: Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Infra-estrutura, Educação e etc... A mesa que participei debateu sobre o tema Político Institucional.

Ficamos tristes com os números levantados pelo FDS, em 2005: nenhum evento foi realizado em conjunto pelas entidades do município; apenas duas entidades/associações mantém convênios com o Governo Municipal; somente R$ 39,65 por habitante de valor extra agregados ao Orçamento do Município; e apenas um empresa possui projeto de responsabilidade social.

Tais números mostram um grave problema: A Sociedade Civil em Nova Londrina não está organizada. É uma pena, as Associações de Bairro não existem, e quando existem não têm atuação plena ou então seu presidente é biônico. Temos exceção quanto ao Rotary, Maçonaria e o FDS, mas este é o cume da pirâmide social, precisamos organizar a sua base.

Escolhemos nossos representantes, sentamos no sofá, assistimos ao Jornal Nacional, Novela das oito e ao BBB, e vamos criticar, falar que os políticos são um bando de safados, é mais fácil e cômodo fugir do problema do que sacudir a poeira e enfrenta-lo de frente.

Após cada mesa levantar seus problemas e soluções, um representante foi escolhido para fazer a explanação para os demais, no caso, o escolhido foi eu. E enquanto os outros grupos davam várias idéias, pude perceber que todas elas esbarravam em um problema: A falta de organização da Sociedade Civil. Enquanto não houver um debate sério na sociedade sobre a importância da atuação de cada cidadão na decisão dos rumos da nossa comunidade, as coisas não andam. Mas é claro, os donos do Poder não querem e não deixam que isso aconteça.

4 Comentários:

Às 7/3/07 6:07 PM , Anonymous Márcio Pimenta disse...

Cássio,

Este é um quadro preocupante. Acredito que boa parte desta desorganização vem do invidualismo dos representantes destas organizações.

 
Às 7/3/07 10:13 PM , Blogger Pankwood disse...

Aqui na minha cidade isso já foi criado criado varias vezes, mas sempre da errado por influencia da politica.....é foda

 
Às 8/3/07 8:41 PM , Anonymous marcelo disse...

Caramba, já morei no Paraná...na Fóz do Iguaçú...o Paraná me melhorou como ser humano! belo trabalho o teu! Parabéns!

abs

 
Às 19/3/07 1:50 AM , Anonymous BELA disse...

ola cassio!!
tudo bom?
nossa, muito bom saber desta sua preocupação e atuação neste meio..
bem, quero dizer que ofereço aqui meus esforços para tal atrabalho, quero poder ajudar!!!

Apesar de que esta é a minah cidade natal, que tanto amooo... =)

vamos começara a trocas mais ficurunhas pela net, orkut, e-mila,. e todos os outros meios de comunicação possivel, afinal é ´pra isso que ser esta "tecnologia" para aproximar as pessoas..
um beijo grande..

PARABENS PELO SEU BLOG!!
SEMPRE LEIO SUAS REPORTAGENS...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats