26 fevereiro 2007

Vamos tapar o Sol com a Peneira!


Quem nunca ouviu esta expressão? Então, é o que está acontecendo agora com a discussão sobre a violência, leis mais duras, redução da maioridade penal e etc.

Leis não resolvem o problema, como dizem, se o País tem muitas leis é porque algo não vai bem. Tem uma lei que proíbe desmatar a Amazônia. Funciona? Tem uma lei que defende os consumidores. Funciona? Tem uma lei contra a pirataria. Funciona? Tem uma lei que proíbe a venda/consumo de entorpecentes. Funciona? Tem uma lei que proíbe matar. Funciona? Tem uma lei de crimes hediondos. Funciona? Isso sem falar nas garantias constitucionais e trabalhistas.

Ninguém se incomoda com os famintos da seca do nordeste, reportagens comoventes nos mostram a penúria daquele povo, mas desligamos a TV e dormimos um sono tranqüilo. Idem quanto às enchentes, se é lá no bairro pobre, não me interessa, aqui na minha casa está tudo tranqüilo. Morrem milhares de pobres todos os dias, assassinados brutalmente, mas e daí, é só mais um número.

Meu carro tem alarme e vidros blindados, minha casa também, sem falar nas câmeras, muros altos, grades, etc... peraí. Quem afinal é o preso? Nos fechamos num cantinho de segurança, e o mundo lá fora que se dane. E pior, isso tudo já se tornou normal, vivemos com medo.

A violência é apenas o reflexo da sociedade que vivemos, como disse no outro texto, porque alguém que está a margem da sociedade vai respeitar as regras da sociedade? Afinal, a sociedade não o respeita enquanto ser humano.

Não quero dizer que o menor que comete um crime seja “coitadinho” muito pelo contrário, mas quero dizer que estamos querendo tapar o Sol com a peneira, ou seja, ao invés em encararmos o problema de frente, estamos fugindo dele. Afinal, você não vai ver a Globo ou a Veja discutir o problema pelo viés social, pois assim estarão atingindo os privilégios de seu grupo. Então é mais fácil condenar à pena de morte quem já está condenado à uma “pena de vida”.

1 Comentários:

Às 27/2/07 2:01 AM , Anonymous Márcio Pimenta disse...

Belo post Cássio. Aliás, mais um!

De fato, as nossas "indignadas" reações são apenas para inglês ver.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats