02 fevereiro 2007

Com Chávez até 2.031:


Neste domingo tive novamente o prazer de poder acompanhar o excelente programa “Sempre um papo” na TV Câmara, com o escritor Fernando Morais.

Entre uma história e outra sobre sua ida à Cuba, o livro "Olga", sua amizade com Fidel e Chávez, ele pode contar detalhes sobre seu futuro livro, uma biografia de Paulo Coelho. Na entrevista ainda, Fernando Morais pode explicar o porque da polêmica frase “Com Chávez até 2.031!” que tanto assustou a “Direita Democrática”, vamos à história:

Uma repórter do tradicional jornal da direita francesa “Lê Figaro”, foi até Caracas fazer uma reportagem sobre o Governo de Chávez e tentar descobrir o porque de seu enorme apoio popular. Lá chegando foi visitar uma favela e encontrou grafado na parede de um barraco a frase. Perguntando para a mulher que residia no barraco o que significava a frase, a mulher lhe respondera mais ou menos assim: “Está vendo isso aqui? É uma dentadura, foi este Governo quem me deu, então eu fiz as contas, e para que todos os banguelas da Venezuela recebam uma dentadura também, Chávez vai ter que ficar no poder até 2.031”.

Surpreendente não? Aí vem a Direita Burguesa me dizer que Chávez é populista, que só dá migalhas ao povo e etc, pois bem, mas se é tão simples assim, então porque não fizeram isso também? Lula é populista ao fazer o Fome Zero, tudo bem, mas porque os antecessores não fizeram algo semelhante? Esta é a diferença, enquanto a Direita espera o bolo crescer para supostamente dividi-lo, enquanto milhares morrerão até lá, a Esquerda quer dividir o bolo já, e evitar mais desigualdade.

12 Comentários:

Às 2/2/07 12:35 PM , Anonymous Luca Maribondo disse...

Meu caro. Essa coisa de "direita democrática" é pura bobagem. Eu sou de esquerda (estrema esquerda: sou anarquista) e penso que Hugo Chávez faz parte da fina flor da baixa canalha dos déspotas do planeta. Alguém que toma o poder pra si, sem dar satisfações pro povo ou pra seus representantes é um ditador. Ou não?! Ou ditador é só quem é da direita? Quanto ao apoio popular, Benito Mussolini e o pintor austríaco Adolf Hitler também tinham. E daí?

Luca Maribondo
luca.maribondo@gmail.com

 
Às 2/2/07 12:52 PM , Blogger Dorian disse...

Esse é o mal dos povos que sofreram colonização, vendem-se por qualquer coisa. É emblemática a imagem nos livros de história mostrando os portugueses dando espelhos e outras bugigangas aos índios em troca de madeira e ouro.
Hoje se vendem por dentaduras.

 
Às 2/2/07 3:05 PM , Anonymous Eugênio disse...

Interessante seu blog. Pensei que os blogs do gênero tinham sido devorados pelo Orkut =P
Já que comentou até sobre a Revolução dos Bichos, deixe aqui o link d'O Canhoto. O Canhoto é um fanzine bancado por um colégio pré-vestibular cujos donos aos menos possuem um mínimo de esclarecimento. Além das edições e de outros textos, na sessão Downloads tem alguns livros legais, de Saramago e Bakunin até os Delinqüentes de Curitiba (que aliás considero o melhor livro de lá pra baixar =P). Tem também além do próprio 'Revolução dos Bichos' o '1984' de Orwell também, que eu particularmente considero um dos melhores livros que já li.
http://www.ocanhotorc.cjb.net

E deixe a decisão do Serra pro Conselho de Reitores da públicas =P

Atenciosamente,

Eugênio

 
Às 4/2/07 4:21 PM , Anonymous Carlinha disse...

Cássio, o único problema que eu vejo na criação destes programas, e que serve tanto de alvo de criticas do povo da direita é o fato de muitos beneficiários se aproveitarem.
Igual a história da época da peste bubônica na Europa, que o governo resolveu pagar por ratos capturados e as pessoas resolveram criá-los como forma de obter dinheiro.
A mente de certos aproveitadores deturpa o sistema que beneficia a muitos e sofre com a critica de quem não apóia o modelo e, infelizmente, estes que são do contra, são pessoas com vasto poder de formar opinião.
Beijos e ótimo domingo!

 
Às 4/2/07 9:19 PM , Blogger Victor disse...

O engraçado nos seus posts, é que eu sempre concordo por um lado e discordo por outro...
Acho que essa divisão entre direita e esquerda é completamente sem sentido. Mas mesmo assim, concordo qdo vc diz q o problema da direita é reclamr qdo nunca fez nda...
Só que acredito que quando se vota em um "esquerdista", uma das coisas que se espera é que ele não tome essas medidas populistas e sim, melhore realmente a vida da sua população...
Posso até estar errado, mas quando se elege Lula ou Chaves o objetivo não é gnhar uma dentadura, é ter as condições e chances para conseguir sem o intermédio do governo, mas com o seu próprio trabalho...
E, se posso t dar um conselho, cuidado quando classifica Chaves como o esquerdista do povo. É aliada nessa idéia implantada que ele se mantém no poder...

 
Às 4/2/07 9:47 PM , Blogger gordin disse...

"Esta é a diferença, enquanto a Direita espera o bolo crescer para supostamente dividi-lo, enquanto milhares morrerão até lá, a Esquerda quer dividir o bolo já, e evitar mais desigualdade."

Falou tudo.

 
Às 5/2/07 1:33 AM , Blogger Sr. Burguês disse...

bla bla bla bla bla, os mesmos chavões e cliches socialistoides de sempre... Direita=burguesia=Mal, esquerda=povo=Bem... Se a esquerda faz X, é bom, se é a direita que faz X, é mau... Se é a direita que faz Y, é mau, se é a esquerda que faz, é bom...
Alêm do mais, essa historinha do bolo apenas demonstra seu desconhecimento dos motores da economia...
No mais, acho ridicula essa divisào direita-esquerda, é muito simplista, ainda mais quando se faz um perfido pré-juizo de valor sobre esses conceitos...

 
Às 6/2/07 2:54 PM , Anonymous Fabio Correa disse...

Depende da esquerda,

O PSOL, o PSTU e o pessoal da Quarta Internacional dizem que isso é migalha, inclusive querem derrubar Lula, Chaves, Evo, Daniel Ortega, Rafael Correa e Fidel... ao mesmo tempo eles torcem pela Jihad Islamica.

Vai entender

 
Às 6/2/07 2:57 PM , Anonymous fabio Correa disse...

Carlinha,

Não me venha com este argumento a la Heloisa Helena que disse que o bolsa Família era um insentivo a gravidez na adolescencia.

Você também pensa assim?

 
Às 6/2/07 3:02 PM , Anonymous fabio Correa disse...

Luca Marimbondo,

A unica coisa que vc não pode dizer é que Chaves é ditador... Que isso ainda diz que é de esquerda?

esse discurso é da direita!

 
Às 13/2/07 8:34 AM , Anonymous Ricardo Principe di Mantova disse...

Direita Burguesa ?,esquerda Revolucionaria?,vc já viu isso no Brasil ?,então vc viu um Milagre !!,KKK,só faltava ver o dinheiro da CPMF ser aplicado ba Saude,o mais patetico que esse governo que aqui esta praquejou tanto contra ele e depois continuou com ela,esse nossa pais as vezes...ay ay ay... só muda o nome de quem esta na Casinha o resultado..eu conheço a 500 anos,o mais engraçado tambem é ver Separatistas que querm separar do brasil para curtir uma Brisa no final de Semana a cavalo,eitcha nois America Latina

pelo menos o Chaves consegue algum IPOBE no Mundo por ter petroleo se não passaria anônimo como tudo que é da America latina no mundo,ah é logico fugindo do velho:exportador de Pu...imigração ilegal,trafico de drogas,etc..as velhas referencias infelizmente da nossa America Latina

 
Às 17/3/07 10:05 PM , Blogger Casa do Maribondo disse...

Ditador sim

Seo Fábio Correa. Primeiro, sou de esquerda sim, mas de uma esquerda menos calhorda como a sua, em que os bons estão do nosso lado e os maus nas outras mesas. Maniqueísmo rstaquera esse. Quanto ao fato do sr. Hugo Chávez ser ditador, ele é sim. Acho que você deveria ver a questão de maneira mais aberta: em sua acepção moderna, a palavra ditador é usada para descrever líder que possui extraordinário poder pessoal, especialmente a força de fazer leis sem as restrições efetivas de uma assembléia legislativa. É comparável do conceito antigo de tirano. Uma grande variedade de pessoas tem sido descritas como ditadores, de ministros de governos legalmente estabelecidos, como António de Oliveira Salazar , Adolf Hitler, Benito Mussolini e Engelbert Dollfuss, homens-fortes não oficiais como Manuel Noriega, estratocratas como Francisco Franco e Augusto Pinochet a ditadores comunistas como Fidel Castro de Cuba,Kim Jong-il da Coréia do Norte e Stalin, da ex-URSS. A denominação também tem sido associada à brutalidade e opressão, já que é comum ditadores perseguirem seus oponentes ou dissidentes da ditadura. Outro traço comum é a megalomania, já que muitos ditadores instituem um “culto à personalidade”, auto concedendo títulos andiloqüentes e honras cada vez maiores. A associação entre ditadores e exército também é comum, com ditadores inclusive vestindo fardas (Chávez se diz coronel). Em geral os ditadores chegam ao poder político através golpes militares, a que são muito associados. Você pode não ver que Chávez é um ditador, até porque não parece ter massa encefálica pra isso. Mas que ele é, é.

Em tempo, meu nome é Luca Maribondo e não "marimbondo", como você escreveu. Mais atenção da próxima vez. É falta de respeito escrever errado o nomes das pessoas para quem se dirige.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats