11 janeiro 2007

A Importância do Oriente Médio:

Guerra entre Iraque e Kuait, conflitos entre Israel, Palestina e Líbano, armas nucleares no Irã, o que isso tem a ver comigo e com você? Talvez você possa achar que nada, mas neste sistema hegemônico globalizado, é extremamente necessários sabermos a importância do Oriente Médio para o Grande Império.

Os Estados Unidos da América sempre estivem ligados à região, na época da Guerra Fria, apoiou a criação de populismos árabes, para frear a ascensão Socialista na região, hoje, estes mesmos populistas são o alvo da Grande Democracia.

Duas são as importâncias fundamentais da região, a primeira é óbvia, o Petróleo, fonte de energia e riqueza, abundante na região, a outra é geoestratégica/geopolítica, o controle econômico e militar da região é essencial para barrar os principais concorrentes estadunidenses, os europeus e os tigres asiáticos.

Não pensem que os EUA são bonzinhos por quererem derrubar o ditador Saddam e implementar um governo Democrático, querem na verdade é mais um aliado de primeira grandeza na região, papel este muito bem desempenhado hoje em dia por Turquia e Israel.

6 Comentários:

Às 12/1/07 12:56 PM , Blogger Egidio Vaz disse...

Boa analise. voltarei mais vezes,
Um abraço Moçambicano,
Egídio.

 
Às 13/1/07 2:45 PM , Blogger Lara disse...

Se alguém ainda pensa na santidade dos EUA merece um prêmio rsrsrsrsr :)
Bom fds amigo!
Bj

 
Às 14/1/07 11:35 AM , Anonymous Davis disse...

Interessante...

Mas tem como você clarear um pouco mais o fundo do blog para que a gente possa ler melhor? :)

 
Às 15/1/07 2:44 AM , Blogger Rodrigo Valle Barradas disse...

É verdade!
E não foi por menos que os EUA financiaram e treinaram as tropas do talibã na época da guerra fria, para que o afeganistão derrotasse as tropas da extinta União Soviética. Mas é assim, eles financiam grupos para-militares hoje, para depois chamar-lhes de grupos terroristas, e nem digo que não sejam - mas o que o governo norte americano seria então? O maior aliciador e agenciador da desgraça e do sanguinarismo deste planeta que habitamos.

 
Às 15/1/07 10:45 AM , Blogger Amelie disse...

Olha, se vc não ganhou, foi por pura questão de gosto de quem escolheu os vencedores... seu blog é ótimo, eu já havia visitado ele antes...

Gostei muito do texto sobre as concessões.

Bjo!

 
Às 15/1/07 7:15 PM , Blogger Felipe disse...

Ok... tudo uma grande hipocrisia, tudo uma grande armação...
Mas até que ponto me importo com tudo isso? Será que não vejo tudo isso como algo distante, como se não fizesse parte da minha realidade.. como se tudo fosse um desses filmes de conspiração... ou talvez eu saiba de tudo isso, mas ainda esteja mais preocupado com oque vou pedir no Mc Donalds , o nº1 ou um McLanche Feliz? quantas pessoas nesse mundão se importam com a atirtude imperialista dos EUA?
Vejo q as pesoas estão pouco a pouco dando mais importancia para isso... mas anida aé pouco... ou não?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats