08 janeiro 2007

Concessão de Rádio e Televisão:

Você sabe quem é o dono da Globo e do SBT? Fácil, a família Marinho e o Silvio Santos, respectivamente. Errado. Tias detêm tão somente a concessão de exploração da Televisão, que pode ser cancelada a qualquer momento, o dono é você! Isso mesmo, pode parecer estranho, mas você é o dono da Televisão.

Para se abrir um canal de TV ou mesmo emissora de Rádio, é necessário uma concessão por parte do Congresso Nacional para a exploração da atividade. Tal concessão deve ser renovada após o seu vencimento. Portanto, não basta simplesmente “querer” abrir um canal de TV ou emissora de Rádio, é necessário, teoricamente, demonstrar a importância de tal para a sociedade, afinal, esta é a destinatária deste serviço.

A Televisão, assim como a Telefonia, a Aviação Civil, a Energia Elétrica, Água, Esgoto e etc, devem ter como fim o interesse da população. Quando este não é cumprido, cabe ao consumidor reclamar nos órgãos competentes. No caso dos telefones o órgão regulador é a ANATEL, na Aviação Civil é a ANAC, e na Televisão eu reclamo para quem? Pois é, para ninguém!

A Telefônica, Brasil Telecom e etc são concessionárias públicas do serviço de Telefonia, ou seja, o Estado as autoriza a explorar esta atividade, desde que cumpram determinados objetivos. A Gol, Tam, Varig e etc também. Infelizmente no Brasil, a população ainda não tomou consciência de que com as Televisões acontece a mesma coisa. As emissoras é claro que não vão explicar isso! E quando surge uma proposta de “controle da imprensa”, os “porquês” são deturpados pela grande mídia com o velho jargão de “censura”.

Quando o Telefone da minha residência não funciona com a qualidade que eu desejo, corro reclamar, e o Estado tem a sua parcela de culpa nisto, por isso que tem as Agências Reguladoras. E quando eu me sinto ofendido pelo que passou em uma Novela ou Filme eu faço o que? Alguém aí sabe o número do telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Rede Globo? É, acho que nem existe. Eles nos empurram o que querem, da forma e quantidade que querem, riem nossas caras, mas nós ainda os amamos. E como diria o filósofo contemporâneo Homer Simpson: “A TV nunca mente!”.

7 Comentários:

Às 9/1/07 7:23 AM , Blogger Douglas disse...

Ótimo o seu blog Cássio, já adicionei aos parceiros do Pedala oposição. Abraços.. Feliz 2007!

 
Às 9/1/07 11:34 AM , Blogger Jade disse...

pois eh...

ê brasilzão supimpa neh!?

*mas será que nos EUA as Tvs tem agencia reguladora?!

 
Às 10/1/07 10:08 AM , Anonymous Artur disse...

``Quem detém o poder econômico automaticamente detém também o poder político´´ e portanto dificilmente emissoras desse porte terão negadas as suas renovações de concessão.A utilidade delas é manter a grande massa hipnotizada com noticias manipuladas e programas de baixo nivel intelectual,para assim procurar aliena-los da realidade.

 
Às 11/1/07 1:22 AM , Blogger Maciel F. disse...

Cássio, vc é do Paraná? Pois é tb sou, fiquei feliz em encontrar esse blog. Faz meu tipo, não porque tem imagem, porque tem conteúdo. Também entrei nessa de ter uma página, inclusive criei duas. Uma gospel www.clickvida.blogspot.com, e outra sobre temas seculares www.paineldaopiniao.blogspot.com
Lendo e vendo essa página eu fico até meio assim em dizer sobre esses blogs. Enfim, só tem texto e olha lá. Bom amigo, adicionei esse aos favoritos. Deus te abençoe! E, parabéns!

 
Às 11/1/07 1:28 AM , Blogger Maciel F. disse...

E sobre essas concessões, infelizmente o poder impera por detraz das decisões políticas. Infelizmente muitos deputados são proprietários de rádio, é um fato que comprova esse poder nas mãos desses interesseiros. Que antes de qualquer coisa utilizam os instrumentos da comunicação, para de todas as formas se manterem neste, que, diga-se de passagem, é ilegítimo.

 
Às 12/1/07 1:13 PM , Anonymous catatau disse...

Cassio,

Teu novo design não ficou mto bom no firefox, vc já testou nele?

Qto às concecionárias, isso mostra o flagrante compromisso q a mídia tem, de forma privada, com o poder no Brasil...

Sem contar a quase ausência total de agências públicas de mídia, frente ao grande número de privadas

 
Às 16/1/07 4:52 PM , Anonymous roberto Lobbo disse...

Ola
Acho que vc tem plena razão quando aborda este tema. Sou diretor de Jornalismo e Artisitico de uma importante emissora com abrangênca em 30 municipios, Pena que informações desta natureza sãopouco debatidas pelos grande jornais. Pois a população continua alienada.
Um abraço
Roberto Lobbo
Diretor Rádio Difusora

 

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