22 dezembro 2006

A Revolução dos Bichos!

Sempre ouvi falar que o livro “A Revolução dos Bichos” de George Orwel continha uma crítica ao Socialismo. Pior que eu acreditava nisso e me negava em o ler, afinal, críticas ao Socialismo eu ouço o dia todo na grande mídia, então, para que me torturar mais? Mas resolvi encarar, e não é que tive uma grata surpresa?

Primeiro, falemos sobre o Autor, George Orwel era jornalista, militante político, Marxista, foi voluntário na Guerra Civil Espanhola, logo se vê que seu livro não poderia conter uma crítica ao Socialismo.

O grande mote do livro é uma crítica ao Stalinismo, tudo bem, talvez para o Senso Comum seja tudo a mesma coisa, mas não é, muitos Marxistas criticaram a forma com que Stalin conduziu a URSS. Mas este não é o lugar de entrar-se em detalhes.

O livro é esplêndido. A Revolução Russa é muito bem retratada, tudo começou muito bem, o sonho era lindo, mas alguns corromperam os ideais socialistas, cada bicho representa um personagem, os porcos Major (Lênin), Napoleão (Stalin) e Bola-de-neve (Trotsky), o Cavalo que só pensava em trabalhar cegamente, os cães que faziam a guarda e intimidavam os demais, a vaca vaidosa que fugiu, etc, etc, etc...

Interessante é que passados muitos anos da Revolução, os ideais se perderam, a vida dos animais voltou ao que era antes, e o Poder corrompeu o grande Líder. Mas a mensagem que quero deixar é de que antes de falar sobre algo, conheça! Antes de falar que o livro A Revolução dos Bichos é uma crítica ao Socialismo, leia-o e depois ainda conheça o que é Socialismo, Marxismo, Stalinismo, Trotskismo, Leninismo, Comunismo e etc, etc, etc... liberte-se do Senso Comum!

Outra coisa, o livro, apesar de ser de 1944 é atualíssimo e deve ser de leitura obrigatória para todos os políticos do mundo, afinal, quero acreditar que todos entram na política com sonhos lindos de construir um mundo melhor, mas porque não conseguem? Leiam A Revolução dos Bichos!

10 Comentários:

Às 22/12/06 5:35 PM , Blogger Márcio Pimenta disse...

Cássio,

Eu tinha este livro em PDF. Muito bacana! Li na época de faculdade, mas acho que deveria ser introduzido aos alunos ainda na época escolar.

Parceiro, te desejo um feliz Natal e um ano novo radiante e repleto de realizações.

Abraços!

 
Às 22/12/06 6:20 PM , Anonymous fábio disse...

Tá aí, boa pedida pra leitura de começo de ano.
Vejamos o que eu acharei do livro, pois mantenho uma certa distância de política. Sim, estou cansado do que vejo por aí.

Bom, valeu pela dica!
Abraços

 
Às 22/12/06 6:20 PM , Anonymous fábio disse...

Tá aí, boa pedida pra leitura de começo de ano.
Vejamos o que eu acharei do livro, pois mantenho uma certa distância de política. Sim, estou cansado do que vejo por aí.

Bom, valeu pela dica!
Abraços

 
Às 23/12/06 1:01 AM , Blogger Carlinha disse...

Já havia lido o livro. Conheci o Orwel através de 1984 e achei este num lixo reciclável, onde fiz o favor de reciclá-lo bem.
Não entendo muito (ou quase nada de politica), mas sei bem que as pessoas, se não forem de boa fé até o fim, acabam se corrompendo quando finalmente chegam lá.
Como é o caso dos "bichinhos" no livro.
Um grande abraço, feliz natal!

 
Às 23/12/06 10:20 PM , Blogger Juju Mascarenhas disse...

Voltei ao meu bom e querido blog - Pintura Íntima.
http://pintura-intima.blogspot.com

 
Às 26/12/06 1:48 PM , Blogger Rodrigo Valle Barradas disse...

Cara podes crer!
Esse livro é excelente. O tenho e posso o considerar como de cabeceira!
Todo mundo que conheça o Orwell a fundo, sabe que ele era socialista, mas... um socialista anti totalitarismo.

 
Às 28/12/06 8:07 PM , Blogger Miss Supahstah disse...

Ainda não li, mas morro de vontade de ler esse livro! Interessante essa crítica ao Stalinismo. Aliás, muitos professores de História que eu tive dizem que Marx deve ter se retorcido no túmulo com o Stalin, hahaah!
:)

 
Às 30/12/06 5:07 PM , Anonymous Camila disse...

Nossa, eu adorei esse livro! No começo pensei que não ia ser tão bom, pois todos meus amigos me diziam que era inentendível.
Graças a este livro podemos entender melhor a Revolução Russa e seus líderes:Major representaria a Lenin, o ideologo da revolução; Snowball seria Trotski, quem foi vencido por Stalin (Napoleão), o cavalo Boxer representaria ao proletariado, Mosés representaria à Igreja Ortodoxa (pois sempre falava do paraiso dos animais) e Benjamin representaria à classe inteletual. MAs, principalmente, eu relacionei o livro com a atualidade, pois ainda há líderes que prometem muitas coisas e nunca acabam cumprindo. Atualmente, quase todos paises estão governados por regimenes democráticos (isto significa igualdade de possibilidades, respeito dos direitos...); mas nem todos podem ver que "todos somos iguais, mas alguns são mais iguais que outros".

Adorei seu blog... quase sempre entro para ver o que você escreve!
Ah, disculpa pelos erros gramaticais... eu sou argentina e não sei escrever em Português com perfeição!

 
Às 24/2/07 10:46 PM , Anonymous Anônimo disse...

Esse texto precisa de uma correções: Orwell não era comunista, ele era ex-comunista, e não existem anticomunistas mais radicais do que os que um dia foram comunistas..!! Prova disso é o fato dele incluir Lenin e Trotsky entre os "porcos" da revolução (e não só o Stalin)...!!!! Na verdade Orwell, depois da guerra civil espanhola, se tornou um anticomunista fanático, simplesmente paranóico!! e esse tipo de verme faz questão de misturar (ou a loucura o faz ver assim) comunismo com stalinismo!! não sei quem eu odeio mais, os malditos stalinistas ou os malditos anticomunistas da laia desse orwell...!!!!

 
Às 14/12/08 4:16 PM , Blogger Thalita disse...

o galera o povo daqui da minha cidade vai fazer essa peça da revoluçao dos bichos bacana neh!!!eu acredito que vai ser em julho de 2009..........o meu presonagem é o boxer!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats