28 novembro 2006

Sobre torcidas no Paraná


Sou paranaense de nascimento e de coração, mas torço por um time do estado de São Paulo, algo normal, afinal, somos antes de tudo brasileiros e livres, mas muitos curitibanos revoltam-se contra os paranaenses que torcem para times de outros estados.

Moro no Extremo Noroeste do Estado, divisa com São Paulo e Mato Grosso do Sul, local colonizado nos anos 50, e até hoje a região sofre grande influência do estado Paulista, nossas gírias e sotaque que o digam. Então, aqui torcemos para Palmeiras, Santos, São Paulo ou Corinthians, salvo raras exceções.

A Região do Oeste e do Sul do estado do Paraná foi colonizada principalmente por Gaúchos, quem conhece a região sente o sotaque e a cultura gauchesca presente, lá, a maioria torce pelo Internacional ou pelo Grêmio.

Para os revoltosos curitibanos que não se conformam com nossa escolha futebolística, basta conhecerem um pouco da história do nosso Estado, mas, como a maioria da população da capital pensa estar na Europa, acredito que estão mais interessados em continuar tratando o interior como simples colônia da capital, cheia de “jeca-tatu”, que devem apenas dizer “amém”. Que o digam diversos governadores.

Mas, não é porque torço para o São Paulo Futebol Club, que isso me impede de ter certa simpatia pelo Atlético Paranaense, inclusive, as vezes que estive na Capital sempre fiz uma forcinha para acompanhar os jogos da equipe, até tenho uma camisa do Clube e uma da Torcida Organizada. Também torço para que os demais times do Estado se dêem bem nas competições, fiquei frustrado com o Coritiba não ter subido para a primeira, bem como estou torcendo para o Paraná chegar à Libertadores.

Obs: Post inspirado em texto do “Formador de Opinião”.

7 Comentários:

Às 29/11/06 12:12 PM , Blogger Lara disse...

Aqui em Brasília não tem esse problema...como não tem muito time bom (Na realidade o Brasiliense e o Cruzeiro que estão começando a ganhar tradição) todo mundo torce para times de outros estados como se fosse a coisa mais comum...
Eu sou Flamenguista. por convencimento familiar. desde a infância, por exemplo! hauhaiuhauia
Post bacana!
Bjus

 
Às 29/11/06 12:28 PM , Blogger Márcio Pimenta disse...

Mesma cois aqui na Bahia! Sou corintiano (graças a Deus!) mas alguns não aceitam isso como reflexo da nossa história e querem me obrigar a torcer pelos times daqui. Hahahahahahahah!!!!

Abraços!

 
Às 29/11/06 6:16 PM , Anonymous Omar disse...

Antes de vir morar em Curitiba, eu torcia, de verdade, só p/ o Corinthians, pq embora Foz do Iguaçu esteja no oeste do PR, lá só se torce p/ times de SP ou RJ.
Somente depois q cheguei na capital q aos poucos fui deixando de ser corintiano até me tornar totalmente atleticano. Acredito q a razão disso, além da q vc próprio já falou, se deve à televisão q só transmite jogos em q estejam envolvidos times paulistas ou cariocas, além óbvio da fragilidade dos times da capital paranaense, q somente a partir de meados dos anos 90 começaram a alcançar algum destaque nacional.
Valeu pela referência Cássio.

 
Às 30/11/06 12:38 AM , Anonymous Fernanda disse...

Poxa, eu tinha prometido mesmo, né? :P
Achei que eu tinha pedido pra você mandar um e-mail, dizendo como queria o lay.
De qualquer jeito, me explica como o quer que eu faço.

Beijos.

 
Às 30/11/06 8:59 AM , Blogger Irineu Júnior disse...

Hahaha!! Eu sou palmeirense. Mas como nasci no Paraná, tenho um certo carinho pelo Atlético-PR tbm.

Um abraço Cássio!

 
Às 30/11/06 9:30 PM , Blogger bplima ® disse...

achei mt bom o post...
moro no interior do rio e sou botafoguense, mas tb concordo (ou seja, discordo da sua opinião, rsrsrs) q temos de torcer pelo time do próprio estado...
rsrsrs
mas no seu caso até tem argumentos, afinal, a questão é histórica...
abração!
mt bom seu blog, espero um dia ter um tão bom assim!

 
Às 30/11/06 9:31 PM , Blogger bplima ® disse...

ps: tb to torcendo pro paraná!
mas não por simpatia com o time e sim por ser rival do vasco e não o querer na libertadores...rsrs

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats