02 novembro 2006

Sobre Halloween e Dia de Finados:


Esta semana comemoramos o Halloween, ou melhor, algumas pessoas comemoraram esta festa. Não sou contra o intercâmbio cultural, muito pelo contrário, o que sou contra é a “aculturação”. Uma festa como o Halloween, nascida na Irlanda e levada para os Estados Unidos pelos colonizadores e hoje trazida até nós pelo Imperialismo, não tem nada a ver com a Cultura brasileira.

No folclore já é rico por demais, com suas lendas belíssimas. A Mula sem Cabeça, o Boitatá, sem falar que no mesmo dia do Halloween, comemoramos o dia do Saci Pererê, alguém sabia? Alguém lembrou? Alguém comemorou? Alguma escola? Pouco provável.

Pior mesmo foi na Faculdade, o curso de Letras promoveu uma festa em sua classe, decorada, com músicas “estranhas” e todos vestidos à caráter e distribuindo doces, muito bons por sinal. O pior mesmo foi quando visitaram a minha turma de História justamente durante uma aula de “História Cultural”, onde debatíamos as questões de manipulação, hegemonia e contra-hegemonia. Matando a sua curiosidade, ninguém fez piadinhas com os pobres [CENSURADO].

Hoje, dia dois de novembro, é feriado nacional, Dia de Finados. Alguns bradam contra esta comemoração, julgando-a pagã, uma vez que estariam, principalmente os católicos, cultuando os seus mortos. Não vejo desta forma, mas sim como um dia especial para lembrarmos dos nossos antepassados, lhes prestarmos homenagens e refletirmos um pouco sobre a vida, afinal de contas, um dia todos nós estaremos no mesmo lugar, o cemitério, mas até lá, temos muito o que fazer, mas será que estamos fazendo correto/bem?

7 Comentários:

Às 2/11/06 9:01 PM , Anonymous Eliete Filipini disse...

Provavelmente ninguem lembrou que no memso dia do Halo...sei la o quê comemora-se o dia do saci perere. Como dizia a grande Elis Regina "... o Brasil precisa conhecer o "Bresil" ( bem americanizado)..." ( musica querelas do brasil). O brasileiro é tao alienado e inculturado que só sabe dar valor no que é do exterior, pura imposição do capitalismo .

 
Às 2/11/06 11:27 PM , Blogger Carlinha disse...

Sempre as turmas de letras, não deveriam eles serem os maiores conhecedores da cultura brasileira?

 
Às 3/11/06 12:09 AM , Blogger ovelha disse...

gente
ainda bem que minha turma de letras [e acho que nenhuma da faculdade] faz festinhas desse tipo...
mas não venham colocar sobre nós o fardo de conhecermos mais cultura do qualquer outro curso nao
cultura se faz necessária por mundo continuar girando! =P


beijo

 
Às 3/11/06 9:22 PM , Anonymous jeferson pereira_ctba disse...

Parece até que Saci, Mula-sem-cabeça e Boitatá são coisas de gente pobre, subdesenvolvida. "Da roça" mesmo.
Parace até que Halloweeeennn é coisa de quem tem classe, estilo e grana.

 
Às 4/11/06 5:13 AM , Blogger Carlinha disse...

Marcio, só um "mea culpa" aqui:
"Ovelha, eu não quis ofender as turmas de letras, mas estes dias andei comentando aqui que a turma que faz letras na minha faculdade, quase me fez arrancar os cabelos tamanha ignorância que partia das alunas, ao pedirem literatura menos técnica, ao dizerem que livros de Rubem Alves (acho que o nome é este) era de dificil compreensão e chegaram ao ponto de sugerir literatura voltadas aos pais (leigos) por ser mais fácil!
Contestaram as normas da ABNT para publicações com frases do tipo: "mas por que assim? por que caixa alta? professora, não posso fazer em vermelho?"
Então foi isto, apenas um comentário. Não quis generalizar.
Estava fazendo uma adaptação com esta turma... Quase morri imaginando meus filhos nas mãos destas senhoritas.
Desculpem-me.
Abraços!"

 
Às 4/11/06 10:36 AM , Blogger Rodrigo Valle Barradas disse...

Grande Cassio.
Cara, esse lance de Cultura às vezes eu acho um tanto quanto complicado. Tentarei explicar...
Não que eu defenda a imposição de uma cultura frente à outra, ainda mais quando estamos falando da Cultura MCWorld, o American Way of Life, porém não também só por ser Americana, pois ai já seria anti-americanismo e isso eu também já não acho legal. O lance é mais ou menos esse: O que é a nossa Cultura? Um Conjunto de Valores e Tradições, de um povo aglomerado num determinado espaço Geográfico. Mas a própria Cultura Brasileira já é uma mistura de Tradições e Valores de tantos povos, afinal, somos esse laboratório genético miscigenado. Ora, pensando bem, o próprio Estados Unidos, já tem uma cultura um pouco misturada. Do Europeu protestante que a colonizou, e mais os Espanhóis e os Imigrantes mais Contemporâneos, os Latinos em especial. Acho que não condeno tanto a assimilação de outras culturas, por ver um mundo como um só. Mas todavia não acho correto, quando há uma tentativa de aculturação afim de "exterminar" os restícios de cultura existentes em um País, para que a Cultura de outro, através de sua Hegemonia Econômica, a torne um "clone" da outra, uma espécie de cópia chinesa de qualidade inferior. Uma cópia, apenás isso. Ai de fato eu já acho ruim, porém, todavia, acho que sempre as Culturas estarão em transição, assimilando outras Culturas. O que não pode haver, como já havia dito, é que se esqueça a nossa própria, ou a nossa mais antiga. Acho que as culturas sempre estão agregando outras a si. Me corrija se eu estiver errado, você como um Historiador óbvio sabe muito mais doque eu: A Identidade do Povo Romano se não me engano, foi formada a partir da influência da Cultura Grega e Etrusca. Acho que é isso mesmo, sempre haverá influência externa em nossa cultura, só não devemos esquecer da nossa própria, aliás... Como você mesmo havia dito: Tentar estar mais ligado a mesma. Valeu pelo toque, pois eu nem sabia que existia o dia do Sací Pererê, e isso de fato eu acho que deveríamos saber.

Grande Abraço.

 
Às 4/11/06 2:28 PM , Blogger Juju Mascarenhas disse...

Concordo com o que disse. Em todo colégio, comemora-se o halloween, mas se tivesse de ser feito, seria correto numa escola de inglês, mas numa faculdade de letras? :S
Estou de volta, amigo, com um novo blog - Poesia e Passione!
Bju e ótimo findi :)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats