10 novembro 2006

“Alguma coisa acontece no meu coração...”


No fim de semana do segundo turno, fiz uma visita, juntamente com o pessoal da minha turma de História ao centro velho de São Paulo. Já conhecia aquelas praças, aquele lugar, mas com um guia como meu professor, o passeio foi ainda melhor.

Começamos pelo Pátio do Colégio, onde se iniciou a cidade de São Paulo, ô lugar cheio de histórias! Foi lá que os jesuítas se fixaram. Após, Catedral da Sé, sua opulência, e imponência, contrastando com diversos mendigos e alcoólatras (vítimas do sistema) que lotam a sua praça.

Andamos bastante pelos calçadões, o que ao mesmo tempo é lindo e histórico, é triste em ver tanta sujeira e ambulantes (apenas ganhando a vida). Precisa-se urgente de um programa de restauração, retirar aquelas placas e fios que deixam o lugar muito feio. Deveria-se apostar no turismo!

Fomos ao Teatro Municipal, lindo por fora, mesmo com seus mendigos, e mais lindo ainda por dentro. Lugar construído pela elite e para a elite, com suas colunas e detalhes banhados a ouro. Só conseguimos entrar depois de muita insistência e um discurso “marxista” por parte de meu professor. Tivemos a grata oportunidade de ainda acompanharmos a apresentação de uma Orquestra Sinfônica.

Por fim, a Hospedaria do Imigrante, como o próprio nome já diz, o local onde os imigrantes recém chegados de diversas partes do mundo ficavam antes de serem levados às fazendas de Café. Para eu, o ápice da visita, um lugar cheio de histórias e que sabe preserva-la, para quem não conhece, vale a pena uma visita.

5 Comentários:

Às 10/11/06 11:31 AM , Blogger Rodrigo Valle Barradas disse...

Legal velho. Nunca tive a oportunidade de ir à São Paulo. É bem longe daqui de Recife hehehe. Quase ia esse ano assistir uma banda que tava tocando lá, mas faltou grana. Hehehe

Grande abraço.

 
Às 10/11/06 9:54 PM , Blogger GRooVEziNHa disse...

meu blog foi atualizado!
alguns problemas estavam atrapalhando, mas td resolvido eu espero
estou na ativa
=**

 
Às 11/11/06 1:10 AM , Anonymous Giceli disse...

Nem fala Cássio...essa viagem foi muito boa!!!!!
Os lugares lindos(embora pouco preservados ou sujos), as pessoas com seus estilos e modos tão diferentes foi tudo de bom..além é claro do vinculo que se formou entre os alunos e professores acho isso ainda mais interessante, espero que possa vir mais e mais viagens como essa pois pode parecer algo tão simples mas, muda o modo como passamos a ver as coisas..a cada passo é algo que se acresenta a nossa vida e isso realmente não tem preço.

 
Às 11/11/06 1:38 AM , Anonymous Carlinha disse...

Amo de paixão o Centro Velho de São Paulo, sempre que posso passeio por lá.
Quando estudava no Bom Retiro, pouco andava de metrô, para aproveitar a bela vista, apesar da falta de infra-estrutura, que a cidade oferece.
Amo atravessar o Viaduto do Chá, percorrer a Rua Direita e admirar todas as construções.
Ah, tive a oportunidade de visitar o Teatro Municipal na sua reinauguração, e já me prometi levar a câmera na próxima visita à Sé - tenho medo, sabe?
Seu post atiçou esta minha vontade...
Sobre o novo lay, conheço uma garota que se dispõem a fazer templates (grátis) para quem pedir: http://fernandapensando.blogger.com.br
Ela é uma fofa, peça que será bem atendido.
Um ótimo final de semana!

 
Às 11/11/06 7:25 PM , Anonymous Valmir disse...

De fato um momento raro essa nossa viagem, Cássio. O nosso herói, o prefessor Renan deu uma verdadeira aula de cultura e ousadia. O professor Alexandre um grande cara junto com a gente também. Valeu meeeeeeeeeeesmo!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats