26 outubro 2006

Sobre comparações e partidos:

Um “amigo de orkut”, mandou um mensagem se dizendo revoltado com as comparações que são feitas em o Governo Lula e FHC, dizendo que já que Alckmin é igual FHC, Lula seria igual Palocci e Dirceu, assim, queria ele uma resposta dos petistas.

Uma coisa é comparar pessoas, FHC foi, é e sempre será um excelente sociólogo, não tenho a ousadia de negar isso. Alckmin parece uma pessoa sensata, honesta e competente. Palocci tem uma história no movimento trotskista que não pode ser apagada. Dirceu e sua militância ativa contra o regime militar então, nem se fala. Lula com seu exemplo de vida, idem. Agora, pessoas erram, todas as acima citadas cometeram muitas falhas na sua vida, você e eu também as cometemos a todo momento.

Agora o “x” da questão são os programas de governo: Primeiramente, o sujeito que levantou a questão deve procurar minimamente conhecer os princípios da Direita e da Esquerda, o que significa a Social-Democracia, o Socialismo, o Liberalismo, o Comunismo e etc, acredito que isso já bastaria para responder a sua inquietação, mas vou tentar resumir.

O Presidente não governa sozinho, é necessário uma equipe de burocratas: caso vença Alckmin, a equipe de FHC voltará a toda carga, com sua visão de mundo, o liberalismo, individualismo, a diminuição do estado, as privatizações, este é o programa de governo do PSDB. Caso Lula seja reeleito, o social continuará a ser a prioridade, o ProUni, investimentos na Agricultura Familiar, o Bolsa-Família ao invés do Bolsa-Banqueiro, as tarifas sociais da água e da luz e por aí vai, esta é uma visão mais socialista, de pensar mais na igualdade, o que está no cerne de todo governo do PT.

Outra questão, já levantada inúmeras vezes neste Blog, é que muitos brasileiros ainda votam na pessoa, no candidato, quando na realidade deveriam votar no partido, em seus programas, afinal, o candidato é apenas o produto vendido, candidato é aquele que tem mais possibilidade de ganhar e fazer com que o grupo possa governar. Por fim, ainda existem pobres que votam em ricos, achando que estes são mais capacitados e farão alguma coisa pelos pobres, ledo engano.

6 Comentários:

Às 26/10/06 10:17 AM , Blogger Márcio Pimenta disse...

Gostei do esclarecimento. Texto muito sensato e claro.

O problema é que as pessoas confundem programas partidários com candidato.

Abraços!

 
Às 26/10/06 4:11 PM , Anonymous Don Pascual disse...

Existe um mito que a esquerda sempre gosta de levantar, que é o Liberalismo do FHC. Não vou entrar na questão de se o Liberalismo é bom ou não.
Esse mito surgiu devido a algumas poucas reformas feitas por ele, como as privatizaçòes. Entretanto, tirando isso... seu governo não teve nada de liberal. Ele aumentou o Estado, os impostos, aumentou a interferencia estatal na vida das pessoas, coisas qu são o inverso da doutrina Liberal. Digo mais: a maioria das sociais-democracias do mundo já fizeram ou estão fazendo reformas liberalizantes, mais até que o punhado de privatizações que o sociologo fez, pois perceberam que nào terão como manter o Estado gigantesco deles e seu welfare state, se a economia nào for dinamica o suficiente para sustentar os enormes gastos que tem.
Portanto, a questão para mim nào é socialismo-liberalismo (até porque nào existe liberalismo no Brasil), mas sim, qual dos 2 candidatos serão capazes de melhorar a economia de tal maneira que ela possa, ao menos, sustentar o Estadossauro que nós temos sem afundar o pais. Percebo que o modelo de Lula não esta funcionando... e me parece que o de Alckmin vai pelo menos dar mais um gás nela... portanto, por motivos puramente pragmaticos, votarei Alckmin.

 
Às 27/10/06 12:42 AM , Anonymous catatau disse...

com certeza, Cassio, deve-se votar no partido, e não no candidato. Sem contar que a coerência partidária é algo ainda a se construir por aqui...

Ei, obrigado pelo seu voto no BoB´s!

abração,

 
Às 27/10/06 3:23 AM , Blogger Lord Sarubiano disse...

Concordo com vc. Acho que pesando os erros e acertos das duas administrações, O governo Lula foi muito melhor.

Um abraço.

 
Às 27/10/06 9:48 AM , Blogger Rodrigo Valle Barradas disse...

Poxa Cassio, Muito obrigado mesmo!
Gostei bastante de seu blog também. Muito bem escrito e com uma boa clareza de idéias, apesar de eu ser apartidário, gostei bastante.

Como eu sou meio novo nessa questão de blog, tu sabes como eu adiciono blogs na parte de link, para que eu possa lhe adicionar?

Abraços.

 
Às 27/10/06 1:48 PM , Blogger roberta# disse...

cássio,adorei seu post!! vc foi bem realista e direto nos fatos. quando é que as pessoas vão enetender que no momento,não estamos precisando de uma postura liberal e muito menos de vender os nossos bens(privatizações)??
Penso que p brasileiro precisa estudar e se informar mais,ou se for o caso ,deixar de ser egoísta com os seus mesmos.ainda não sei linkar,mas quando apredender(em brave),vou linkar vc eo o marcio de primeira.rs
vcs são bem o perfil de blogs que se encaixam no meu gosto)
parabéns
abraços

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats