24 outubro 2006

Respondendo ao leitor:

Uma das grandes utilidades de se ter um Blog é a possibilidade de um debate alternativo com outras pessoas, e como este Blog tenta ser o mais democrático possível, o Omar, do “Formador de Opinião” me fez umas perguntas que tentarei responder:

Vc diz q não quer o capitalismo: mas vc ainda tem esperança de alcançar o socialismo dentro do PT?
R= O Capitalismo só poderá e está levando a sociedade ao caos, à barbárie, este sistema que gera riqueza mas não a distribui, os levantes terroristas são apenas o começo, as catástrofes naturais não são por acaso, as bombas atômicas idem.
Prefiro alcançar o Socialismo dentro do PT do que fora dele.

Vc entende q o PT busca a implantação do socialismo?
R= Estamos no século XXI, e por isso tenho que pensar como um homem deste tempo, sem estar amarrado às concepções ideológicas dos anos 50. Não sei se o PT busca o Socialismo, mas que o Governo Lula tem sido muito importante para a redução das desigualdades, isso tem.

Vc considera Lula e seus companheiro próximos socialistas?
R= Dependo do que você entende por Socialismo. Eu penso que os idéias de Esquerda, da Igualdade entre os homens tem sido minimamente respeitados por Lula e seus companheiros próximos.

Vc acha q este governo petista pode aproximar o Brasil do socialismo?
R= O Socialismo real só vem com revolução, com luta de classes, e o brasileiro é por demais pacífico ou pacificado, então, penso que este Socialismo revolucionário para a tomada do poder é impossível, temos que mudar aos poucos, distribuir renda e oportunidades, isto já seria um princípio do Socialismo.

Caso contrário, vc acha q o PT está construindo, ou pelo menos tem potencial p/ criar uma alternativa ao socialismo/capitalismo?
R= Acredito que tem demonstrado grandes possibilidades para isso, com o ProUni, Ponaf, Bolsa-Família e etc...

Vc acha q o governo petista proporciona um debate, sério, sobre o futuro?
R= Depende da sua concepção de sério. Para os tucanos o governo PT está equivocado, pois eles pretendem a diminuição do estado e mais liberdade na economia, já o governo Lula tem feito o contrário e investido mais no social. Assim, uma vez que eu comungo com esta idéia, penso que está sim contribuindo para um discussão sobre o futuro, ou pelo menos polemizando-a.

Bem, não sei se eu consegui responder, até porque tais perguntas são complexas e exigiriam respostas idem. Acho que um bate-papo de algumas horas seria bem mais proveitoso, mas espero ter contribuído para o debate.

3 Comentários:

Às 24/10/06 3:54 PM , Blogger Márcio Pimenta disse...

Sobre a reformulação do blog, existem sites com modelos prontos e que são muito bons.

No meu caso, peguei um destes modelos e fui modificando na base da tentativa e erro.

Sugiro que "crie" um blog novo e faça diversas experiências até decidir o que você quer.

Quando comecei o blog o meu layout era igualzinho a esse que você usa.

Abraços!

 
Às 27/10/06 9:07 AM , Anonymous Omar disse...

Olá Cássio. Tudo bem? Gostei das suas respostas, me pareceram bem sensatas, o q pelas possts do seu blog, já era de se esperar, mas um ponto (como não podeia deixar de ser, rs) me chamou a atenção:

"Prefiro alcançar o Socialismo dentro do PT do que fora dele."

Mas então eu te pergunto de novo: vc busca o socialismo ou o "petismo"? Eu sempre desconfiei do PT qto à sua real ideologia socialista, e depois q o partido chegou ao poder, tive certeza q o PT, não é, nem nunca foi socialista (ninguém muda de ideologia assim tão rapidamente). O próprio Lula sempre q pode, faz questão de frisar q nunca foi esquerdista, q dirá socialista! Vc não acha q o socialismo pode e deve ser buscado, independentemente do partido, até pq a idéia é implantar uma ideologia social e não partidária. Enfim, me parece q o PT não não pretende implantar o socialismo no Brasil, e a maior prova disso é q durante toda a atual campanha eleitoral, Geraldo Alckmin é chamado de "privatista", nunca de neo-liberal, como certamente, a maioria da militância petista gostaria de ouvir. A razão disto é óbvia, o PT é tão neo-liberal qto o PSDB, Lula é tão neo-liberal, qto FHC, a diferença é de índole pessoal.

 
Às 9/12/06 7:01 AM , Anonymous Anônimo disse...

O Omar é um entusiasta da Jihad Islâmica

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats