23 agosto 2006

O caminho de Santiago de Compostela:

Todo mundo aqui conhece o Mago Paulo Coelho né? Suas músicas e a amizade com o Pai do Rock brasileiro Raul Seixas e também seus Best-sellers, pois bem, seu primeiro sucesso na literatura foi contando a história do caminho de Santiago de Compostela.

Reza a lenda, e o livro a confirma, que quem fizer este caminho a pé, estará entrando em contanto consigo mesmo, ou seja, alcançando a Paz interior, a harmonia, a felicidade.

Mas você sabe quem foi São Tiago? Tiago foi um soldado, um guerreiro cristão que lutou para expulsar os Mouros (Muçulmanos) da península ibérica, e posteriormente santificado por sua bravura em matar milhares de bárbaros (aqueles que não eram cristãos). Você sabia?

Agora me digam uma coisa, como que este tal caminho de Santiago de Compostela pode trazer a Paz se São Tiago foi um assassino? A resposta é a visão Cristã do conflito, ou seja, trouxe a Paz para os Cristãos. Óbvio é que toda pessoa que passa algum tempo só, caminhando, tem grandes possibilidades de pensar mais na vida, e com isso atingir o tal equilíbrio e Paz interior, não que o caminho seja santo/milagroso.

2 Comentários:

Às 24/8/06 10:48 AM , Blogger André Lasak disse...

MEU AMIGO! VAMOS ESCLARECER ALGUMAS COISAS.

Em primeiro lugar, segundo a lenda, São Tiago era um APÓSTOLO de Jesus Cristo, que andou pregando sua palavra até a Península Ibérica. Ao regressar ao seu país natal, foi decapitado. Seus dois discípulos levaram seu corpo de volta até o ponto mais distante no qual caminhou para enterrá-lo. Por volta de 800 d.C., um pastor ou um padre, não me recordo, encontrou o túmulo do apóstolo num campo verde, aonde viu milhares de estrelas piscando também no gramado. Campo de Estrelas. Campo Estellae. Compostela. Santiago de Compostela.

Em segundo lugar, Santiago Matamoros. Quando os mouros invadiram a Península Ibérica, surgiram diversas histórias, lendas e fábulas das batalhas. Isto era normal, na época. Uma das lendas foi o surgimento de São Tiago, o APÓSTOLO, num cavalo branco, ajudando os espanhóis na batalha. É uma lenda católica, e, em algumas cidades, podemos ver igrejas com imagens de Santiago Matamoros. É o caso de Logroño, uma cidade localizada em La Rioja.

Em terceiro lugar, o Caminho de Santiago, com todas as suas histórias de sofrimento, penitência e morte, traz uma paz inenarrável ao seu coração, sim. Eu praticamente terminei agora o caminho (fiz em mai/jun de 2006) e posso te dizer que nem tudo é espiritual e místico, como diz Paulo Coelho (que, a propósito, não recomendo o livro para quem quer informações concretas do Caminho de Santiago), mas você ganha muito em esperiência de vida física e espiritual.

Acesse o meu profile e procure pelo meu blog Peregrino On-Line. Lá, você verá a minha história, e, caso se interesse, procure no google a respeito do Caminho de Santiago, e ganhe conhecimento sobre o assunto antes de iniciar uma crítica, por melhor que ela seja.

Abração!

 
Às 24/8/06 11:44 AM , Blogger GRooVEziNHa disse...

eu tinha vontade de fazer o tal caminho lah soh pq eh doido :P

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats