10 agosto 2006

Água...

Alguns dizem que quero abraçar o mundo. Pode até ser, mas entendo que temos de ser críticos em relação a todos os assuntos. Agora vou falar sobre a Água.

Você sabia que o planeta Terra é formado por 2/3 de água? Mas nem toda ela é potável, ou seja, 97,5% é salgada e 2,493% está nas geleiras, apenas 0,007% da água doce do mundo é de fácil acesso.

Para sobreviver, cozinhar e realizar tarefas cotidianas, cada ser humano necessita de no mínimo, 40 litros de água por dia. Cerca de 72% da água doce é utilizada para irrigação, e outros 20% no setor industrial, o que mais polui a água.

Você sabia que 40% da água potável de Israel está nos subsolos dos territórios ocupados? É, nem só de petróleo vive o mundo das guerras...

Somos favorecidos aqui em nossa região pelo Aqüífero Guarani. Estima-se que, se preservado, esta reserva garanta o abastecimento do Brasil por cerca de 2.500 anos. Mas este lençol freático corre sério risco devido a sua exploração desordenada por poços artesianos, sem falar no lixo não tratado que acaba poluindo o Aqüífero. Ah! Você sabia que os Estados Unidos da América possuem uma base militar no Paraguai recém inaugurada? Porque será?

E o mais importante, toda água do planeta é uma só, que se movimenta num vai-e-vem sem fim. Corre pelos rios, vai até o mar, evapora, vira nuvem, chove, enche os rios, molha florestas e plantações, mata nossa sede, é usada nas casas e nas indústrias. Volta para os rios, vai até o mar, evapora, vira chuva e assim por diante... É o ciclo da natureza. Poluir significa interferir nesse ciclo natural. Sem a proteção das florestas, a terra deixa de absorver a água que antes alimentava os rios. A terra fica impermeável e a água da chuva escorre rapidamente para os rios, provocando enchentes. E vamos destruir as matas para plantar soja!

Alguns números sobre o desperdício:
Vaso sanitário por descarga: 12 a 20 litros de água;
Chuveiro por minuto: 20 litros de água;
Maquina de lavar por carga: 130 litros.

O que você pode fazer? Utilize racionalmente a água:
_ Quando uma torneira estiver vazando, feche-a;
_ Tome banhos rápidos, o volume de água no banho pode chegar a 30% do consumo da casa;
_ Ao escovar os dentes ou lavar as mãos não deixe a torneira aberta;
_ Quando lavar a louça ensaboe tudo para depois enxaguar;
_ Não dê descargas prolongadas, o vaso sanitário gasta até 50% do consumo diário;
_ Conserte vazamentos;
_ Não permita que joguem lixo perto ou dentro da água ou no chão;
_ Cuidado com o esgoto, verifique se está indo para o local correto;_ Separe o lixo (plástico, vidro, papel, metal e orgânico)

2 Comentários:

Às 10/8/06 1:06 PM , Blogger GRooVEziNHa disse...

td vez q vejo aquelas tiazinhas lavando a porta de casa me dá uma agonia do fundo da alma
huehuehuee

;*

 
Às 15/3/07 12:01 PM , Anonymous Anônimo disse...

Very nice site! »

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats