14 julho 2006

Nossas crianças já estão na escola...

... Só falta elas aprenderem!

Esta é a trágica conclusão a que chegamos. E não precisamos ir muito longe para verificarmos esta situação.

Nos anos de governo FHC, a universalização do ensino público foi atingido com grande êxito, até porque esta era requisito essencial para a aquisição de empréstimos junto ao FMI e demais financeiras internacionais, mas esqueceram-se de um grande detalhe, a qualidade do ensino!

Vários são os motivos: Sucateamento da rede pública de ensino, escola caindo aos pedaços, sem materiais didáticos, sem laboratórios condizentes. Professores mal preparados e muito mal pagos, que além de agüentar travessuras mil em sala de aula, ainda são obrigados a trabalharem os três períodos para poderem pagar as contas de casa.

Mas os atuais professores, em especial da rede municipal, mal têm formação própria, quiçá capacidade para comandar uma sala de aula com quarenta crianças. Estes professores já são as primeiras vítimas do sistema se ensino falido e ultrapassado.

Os conteúdos estão fora de moda. As aulas não atraem a atenção dos alunos. Ensina-se sobre o caule de uma planta e propriedades químicas, ou seja, algo muito longe da realidade do aluno. Não se forma a criança para ser um cidadão, mas apenas um mero reprodutor de conhecimentos. Não se incentiva à indagação, mas sim ao conformismo.

Nossas crianças são educadas para serem bons funcionários de multinacionais. Quem nunca ouviu a frase: “Estude para arrumar um bom emprego!”, quando na verdade a educação deveria ser um instrumento para libertação deste ciclo de exploração.

Recentemente o MEC tornou obrigatórias as disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, quem sabe agora as coisas comecem a melhorar. Chega de fórmulas prontas. Chega de contas matemáticas (não tirando o mérito de tais disciplinas). É hora de formarmos pessoas críticas e independentes, que possam ser os futuros condutores da nação.

2 Comentários:

Às 14/7/06 5:19 PM , Anonymous Anderson_NL disse...

pois eh...realmente a educaçao brasileira esta um caos...

os professores nem sempre saum bem recompensados, e outra coisa, as crianças estaum fikando descontroladas... enfrentam a professora, nao querem aprender...realmente naum sei aonde o Brasil vai parar desse jeito.

um abraço...

 
Às 14/7/06 9:36 PM , Anonymous PROF ROBERTO disse...

Companheiro, o problema maior está na formação de nossos educadores, foram domesticados a não pensar, so reproduzir, ai o reflexo de uma sociedade perdida...entao, antes de implantar sociologia e filosofia, é preciso instrumentalizar esses profissionais e ainda entender que conteudos e como será colocado aos educandos...imagina , vai demorar um pouco ....

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats