24 julho 2006

Cuidado! a Venezuela se arma.

Muito se falou sobre as recentes aquisições venezuelanas, são 22 caças, 30 helicópteros e 100 mil fuzis, um verdadeiro arsenal de guerra. Será?

Mas tais comentários são no mínimo oportunistas, para não dizer mentirosos. Esquece-se de mencionar que somente o Estados Unidos da América possuem, sozinhos, mais da metade de todo armamento mundial. Isso ninguém reclama.

A Venezuela não pode se armar para defender suas fronteiras e seus interesses. A Coréia do Norte não pode desenvolver mísseis para garantir a sua soberania. O Irã não pode ter armas nucleares para se proteger de Israel. A Bolívia não pode lucrar com suas reservas de Gás e Petróleo.

São dois pesos para a mesma medida. Somente algumas potências podem comandar o mundo. Somente os EUA podem ter a Base de Guantánamo e torturar seus presos, já para os outros países isso é crime de guerra. Saddam matou milhares e foi condenado, mas Bush pode matar quantos cidadãos quiser que não tem problema.

Caros leitores, chega de comprar a notícia como ela nos é passada. Chega de acreditarmos piamente na Globo, Veja, Folha de S.P ou mesmo no Diário do Noroeste, vamos fazer um reflexão e as famosas quatro perguntinhas de Marc Bloch, “Quem escreveu? Quando escreveu? Porque escreveu? E para quem escreveu?”, e viva o método histórico crítico.

7 Comentários:

Às 24/7/06 3:16 PM , Blogger Mariana Valadares - Poucas e Boas da Mari disse...

Desigualdades do mundo em que vivemos...uns podem e têm tudo, outros não têm e não podem nada.
Os líderes dos "países que podem tudo" julgam "os que não podem" e colocam regras como se fossem "Deus".
Manipulações midiáticas estão aí para mascarar essa postura dominante.

 
Às 24/7/06 6:28 PM , Anonymous jeferson pereira disse...

O que significa Soberania? Quais são os verdadeiros interesses de um país que se arma (mesmo não tendo comparações com os mais ricos)? Por que se armar e divulgar isto para todo mundo?
O Estado tem que garantir a educação, segurança e saúde do seu povo (tá parecendo discurso de candidato). Se as armas têm esta finalidade...pois bem, que sejam adquiridas. Caso contrário perde sua razão de ser.
Os zUSA tão errados assim como qualquer que pensa em dominar pela força.
Os interesses de uma nação não podem passar por cima da nação vizinha sem que ela tenha culpa.

 
Às 24/7/06 7:13 PM , Blogger GRooVEziNHa disse...

morro de medo, a venezuela tao pertinho
coker coisa eu vazooooooooo daqui
huehuehue

bjo

 
Às 25/7/06 3:28 PM , Anonymous Karin disse...

Oi...
"Saddam matou milhares e foi condenado, mas Bush pode matar quantos cidadãos quiser que não tem problema."

Como meu professor disse dias desses, isso só aconteceu porque a história é contada pelos vencedores.Ou por acaso você já leu a história do "descobrimento" do Brasil escrito por um índio???

Beijos...

 
Às 25/7/06 11:15 PM , Anonymous Eduardo Troian disse...

Acho que descobri o seu blog no orkut . Uma boa descoberta, confesso fiquei bem surpreso. Parabéns , li alguns textos e gostei da discussão "geopolítica".Boa iniciativa .
Bom com relação a Venezuela , confesso que sinto uma ponta de inveja, em função do Lula não fazer o mesmo, e até mesmo um pouco de alivio, por saber que alguem esta fazendo algo.Até porque o próprio Bush ameaça a soberania Latina com essa suposta em território Paraguaio. Sei que violência não elimina violência , mas quando se fala em EUA o sentimento é de punibilidade. Fazer o quê , somos terceiro mundo.O jeito é culpar as oligarquias.

 
Às 26/7/06 4:51 PM , Blogger Márcio Pimenta disse...

Muito bacana o seu post! Depois me manda o link de sua comunidade no Orkut.

Também tinha uma comunidade lá, deixei com um amigo, Sobernia Latino Americana. Tem o link no meu blog.

 
Às 23/4/07 2:04 PM , Anonymous Anônimo disse...

That's a great story. Waiting for more. African american who patents for over 35 electrical Peugeot 306 1 2e9 turbo diesel Nude pregnant russians Wordperfect and shwinb20.dll and printer Liposuction before and after pictures in atlanta Online banking bill pay Cato corporation online bill pay U.s pre paid wireless plans comparison Flower gardens diving inkjet catridges Diet+ionamin+pill

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats