09 junho 2006

Acabemos com a ONU!

A ONU, Organização das Nações Unidas, foi criada no Pós-Guerra, com o objetivo de ser uma espécie de “poder regulador” do mundo, um espaço aberto onde poderia-se discutir e organizar as relações entre todos os países, com o objetivo principal de garantir a Paz. Será?

O Conselho de Segurança da ONU é mandado por apenas algumas potências, e a opinião dos outros países é descartada, a independência não existe, as decisões são tomadas visando interesses particulares.

No caso da invasão do Afeganistão e do Iraque pelo governo estadunidense, não houve ONU que a impedisse. Isso é crime, isso é guerra, um país invade o outro, sem qualquer motivo plausível. Cadê o Osama? Cadê as Armas Químicas? Um governo é deposto por simples capricho de um governante de outro país. Cadê o princípio da Soberania Nacional? Ah, Mas o Saddan era um ditador! Alguém perguntou para os iraquianos o que eles achavam? Quem é os EUA para ser contra um governo ditatorial? Esqueceram-se dos exemplos financiados aqui na América?

No Afeganistão foi outra coisa patética. “Libertamos ao afegãos do governo Talibã!” gabavam-se os americanos. Insisto: Alguém perguntou para os afegãos se eles queriam isso? “Agora as mulheres afegãs podem tirar as burcas!” Vai lá ver se alguma tirou. “Agora os homens podem fazer a barba!” será que todos correram faze-las?

A Reconstrução do Timor Leste que provou-se agora um fiasco. A intervenção militar no Haiti, que nunca acaba. A ONU é incompetente. Um presidente escolhido para fazer média, só porque ele é africano e negro, um fantoche no poder sem poder.

Aquela estrutura toda da ONU, que não consegue impedir uma guerra ou mesmo reconstruir uma nação, nem mesmo as questões ambientais. O que a ONU faz para amenizar a Fome e a pobreza? Discursos e mais discursos que não enchem a barriga dos miseráveis, a ONU não existe para melhorar o mundo, apenas para manter o status quo existente, algumas migalhas para apaziguar os ânimos dos mais pobres, enquanto poderosos cada vez mais ricos. E quem paga tudo aquilo? Eu e você, cada país contribui anualmente para o Fundo das Nações Unidas. Proponho o FIM da ONU!!!

1 Comentários:

Às 9/6/06 12:34 PM , Blogger Julio Moraes disse...

concordo contigo Cassio...mas talvez eu de uma chance para incluir ai todas as nações nao apenas as "potencias".....mas se nao for feito uma reestruturação , tbm irei aderir ao movinto "FIM da ONU"...

abraçus..tudo di bom..

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats