12 maio 2006

Sobre Brasil e Bolívia...

Já me pronunciei em texto anterior sobre o caso, mas vamos lá novamente. O que ocorreu lá na Bolívia não foi a expropriação das indústrias da Petrobrás, mas somente a nacionalização das reservas de Gás e Petróleo que eram exploradas por nossa Estatal.

Em 1950, quando da criação da Petrobrás no Brasil e a campanha do “Petróleo é nosso” o Brasil expropriou, isso mesmo, nacionalizou todas as indústrias que exploravam petróleo em nosso país, e óbvio, hoje nós aplaudimos. E porque a Bolívia não pode tomar a mesma decisão dentro de seus domínios? É uma questão de soberania nacional, algo a nossa constituição também garante.

A Bolívia ficava com apenas 18% do valor que a Petrobrás lucrava com o Gás deles, ora, isso não é explorar? Isso não é ser imperialista? Hoje, após a nacionalização, a Bolívia fica com metade do lucro. Entendo que a Bolívia está no seu direito sobre algo que lhe pertence, o Gás e o Petróleo, já quanto à tecnologia da Petrobrás é lógico que esta pertence ao Brasil, e deve ser defendida com unhas e dentes.

E tem também os “agricultores” brasileiros lá na Bolívia, pois bem, aí já é outro caso complicado. A lei brasileira proíbe que estrangeiros sejam proprietários de terras, e acredito que na Bolívia também deva ser assim, portanto, os brasileiro que lá estiverem de forma ilegal deverão ser expulsos, assim como se no Brasil tiver algum estrangeiro proprietário de terras, o que é com certeza existem, mesmo de forma camuflada, até emissoras de TV os americanos têm aqui, mas isso é papo para outro texto.

Enfim, acredito que a Bolívia deva tomar as decisões necessárias para manter a sua soberania, assim como o Brasil deve lutar por seus direitos, e não mais que isso. Agora, que tais atitudes da Bolívia poderão implicar em represarias aquele pais, isso nem o boliviano mais ingênuo duvida.

2 Comentários:

Às 12/5/06 8:28 PM , Anonymous Eduardo Bajo Felipe disse...

O que também não pode passar em vão é a Bolívia, estatizar a petobrás de graça, pois existe 50 anos de pesquisa e desenvolvimento nas plantas existentes na Bolívia, direito a soberânia eles tem, mas a época de Evita Peron e Getúlio Vargas já passou,eles devem indenizam a Petobrás ou o Brasil deveria tomar as medidas cabíveis, ao invés de ficar enrolando como anda o nosso Presindente Jatobá, pois isso ele também não deve ter visto.Para a Bolívia é muito fácil reenvindicar a soberânia quanto ao gás, mas queria ver se não existisse toda a tecnologia instalada, se eles iriam mesmo querer as reservas de gás natural.Agora vamos ver se o nosso querido Presidente Metafórico não cai na conversa do Presidente da Venezuela e constrói o gasoduto inter-americano, que não passa de uma obra faraônica, como a Ponte Rio-Niterói e saudosa Trans-Amazônica, tão criticada por nossos companheiros petistas ante de assumirem o poder, afinal não seria novidade, vindo de um partido que dizia ser contra ditadores e na primeira oportunidade tenta montar um plano de governo, para perpetuar o mesmo no poder, por sorte esse plano descoberto, pode ser salvo por nossos irmãos desmemoriados brasileiros...Mas quem sabe a gente ganha o Hexa e resolve tudo.

 
Às 13/5/06 1:32 PM , Blogger Dido Carvalho disse...

Hei, agora somos amigos no Orkut...

Haa, sobre o comentário que fez em um de meus posts com relação ao Rubens Bueno ser vice do Osmar;
Eu publiquei a resposta do Rubens, ele disse que: "Nem pensar ser vice do Osmar!"

Abraços!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats