28 maio 2006

Filosofia: útil ou inútil?

Que pergunta mais complicada. Falar de Filosofia é difícil, ainda mais para um não especialista no assunto, o que pode levar a uma gafe sem tamanho. Primeiramente, quando a gente pensa, a gente pensa algo. Quando a gente filosofa, a gente pensa o pensar. Complicado? Também achei, vou tentar ser mais claro quando tiver mais elementos para tanto. Vamos voltar à pergunta.

Vivemos sobre o paradigma (referência) da razão, do cientifico, e para tal, útil é tudo aquilo que dá lucro, que dá status, poder, fama, ou seja, o “levar vantagem”, a brasileiríssima Lei de Gérson. Sob este aspecto, a atitude filosófica é algo totalmente inútil para os padrões capitalistas.

Já que em nosso corrido mundo a Filosofia não é útil, para que então ela serve? Busco a resposta em Marilena Chauí: para abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum; não se deixar guiar pela submissão das idéias dominantes; compreender a significação do mundo, sua cultura e história; entender o ser humano e suas atitudes, em outras palavras, usar a moda e não ser usada por ela; fugir da padronização do pensar, agir e gostar; não aceitar as respostas mais fáceis e simples, etc, etc, etc...

É, acho que a Filosofia é mais útil em nossas vidas do que nós pensamos e queremos. Mas é tão difícil refletir sobre algo, é mais fácil reproduzir a opinião da Globo!

6 Comentários:

Às 29/5/06 11:41 AM , Blogger Davis disse...

Não só da Globo como a da Veja também... hehehe...

Estudei 1 semestre de filosofia na faculdade e achei interessante, mas não a uso conscientemente. Não são todos mas quando nós escrevemos algo no blog, por exemplo, conseguimos exercitar as idéias de tal maneira que as fazemos evoluir. A maioria das idéias que reproduzimos nos nossos blogs são com uma boa carga de experiência pessoal. Assim elas evoluem, pra melhor ou pior.

Resumindo: Seriam os blogueiros os filósofos do século XXI? Não sei, mas pelo menos essa geração tem um pensamento crítico mais apurado.

Abraços... :-)

 
Às 29/5/06 12:52 PM , Blogger GRooVEziNHa disse...

ahá!
se vc num tivesse recorrido a marilena chaui, EU ia recorrer a ela
pq eu tava morrendo de medo de vc falar q a filosofia eh inutil
ainda mais qdo eu li a pouco tempo no livro dela oq vc escreveu ae
heuhuehuee
;*

 
Às 29/5/06 6:24 PM , Blogger keetby. disse...

achei teu blog na comunidade..
mtu bacana.. como já disse..
o tema do texto ficou otimo tbm!

um beijo.

 
Às 31/5/06 11:00 PM , Blogger Ricardo disse...

difícil não é falar á respeito.
O difícil na questão é será que Políticos ao invés de filosofia que por sinal é o que somente sabem fazer não deveriam agilizar ao invés de somente falar e não cumprir.
mais nem falo mais nada
pois já me chamaram de louco por causa disto!

 
Às 7/7/06 3:59 PM , Anonymous jéssica disse...

oie....

Nossaaaaaaaa..Cássio adorei o seu Blog, muito bom mesmo..ahhh adorei o texto " a primeira vez a gente nunca esquece" eheheheheh.Parabéns pela publicação

Bjinhos

 
Às 11/4/11 1:52 PM , Blogger Nathan disse...

aonde fala q a filosofia e util ou inutil

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats