17 abril 2006

Voto Nulo?

Outro dia me questionaram sobre a validade constitucional do voto nulo, sobre o que aconteceria se o Nulo vencesse as eleições, pois bem, não sei a resposta e muito menos tive interesse de pesquisar sobre o assunto, mas o que me intrigou foi o porque votar nulo?

Os defensores do Voto Nulo argumentam que é uma forma de Desobediência Civil e que não adianta votar em qualquer dos candidatos que lá estão porque nada mudaria, ou seja, são todos ladrões, corruptos e mentirosos.

Mas apesar destes argumentos, não consigo entender o que levaria um cidadão a votar Nulo. Penso que o voto Nulo seria um voto de covardia ou infantilidade perante a situação, ou seja, “lavo minhas mãos”. É abrir mão da escolha dos nossos governantes e deixar que os outros o escolham.

Votar no menos pior? Talvez seja isso sim, mas pelo menos eu estarei escolhendo um candidato, e comparando-o com os demais. Não abro mão de participar desta escolha, somente o voto consciente muda o país, e votar Nulo é deixar que as formas de perpetuação de poder, o coronélismo e os votos de cabrestos continuem por muito tempo. Votar Nulo não resolve o problema, muito pelo contrário, apenas o agrava ainda mais, quem é consciente não vota Nulo!

6 Comentários:

Às 18/4/06 3:46 PM , Blogger Joao disse...

E aí Cassio !

É o seguinte:

Se o voto nulo for maioria na eleição, deve haver outra votação, mas todos os candidatos deverão ser trocados, é isso.

Em tese, seria assim:

O Brasil vota nulo pra presidente (50,01% de nulos), significa que todos os candidatos que estão aí, nenhum agradou a população, todos devem ser substituídos por outros, pra que se tenha nova eleição.

Infelizmente o povão não sabe da força que tem no voto...vendem a troco de "nada".

Os políticos sabem da força do povo, e se vc reparar, todo ano de eleição "eles" começam a olhar mais para o povo, andar no meio dos seus eleitores, fazem de tudo pra atrair a atenção, mas é só em ano eleitoral, fora isso, esquecem que fomos nós quem os colocamos no poder...

Fazer o que, é Brasil.

 
Às 18/4/06 8:23 PM , Blogger Thai.Violin disse...

Bom...esse texto nao deu tempo pra ler com calma...já comentei em um anterior..
Mas kero dizer que o espaço aki está bom... apesar de termos blog´s completamente diferentes... assuntos opostos..
Mas estamos no mesmo barco....so espero que nao afunde...aos pokos vou lendo e opinando...metendo a boca aki... brinks!!!
Bom..sucesso pra vc!

 
Às 20/4/06 11:31 AM , Anonymous ||PJ||ANDISU|| disse...

concrodo ae com o Joao...apenas complemento da seguinte forma!!!

os politicos soh se lembram da populaçao no ano de eleiçao,pq eles tem medo da populaçao se revoltar e votar NULO..afinal de contas todos eles sao farinha do mesmo saco!
entaum se os Brasileiros tivessem plena conscinecia do poder q o voto de cada um tem e votassem NULO (nao Branco,mas NULO)com certeza estariamos com um Brasil melhor,pois ae seria "renovado"os candidatos,e entaum teriamos sangue novo!minha opiniao!!

abraço

 
Às 20/4/06 3:35 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Se o Nulo ganha tem que trocar os candidatos né??? pois bem... tira-se o Lula e o Alckmin e entra quem??? algum chegado do Lula e do Alckmin... seria perda de tempo e de dinheiro...

 
Às 21/4/06 4:08 AM , Anonymous Anônimo disse...

O João tem razão.
É isso aí.
Além disso, eu aqui lembro aos que não sabem o porquê de votar nulo: a questão é pura matemática social - um deputado federal recebe de salário (eu disse salário líquido em contra-cheque) R$ 12.935,00. Além disso ele tem auxílio-moradia, assistência médica de 1º mundo, verbas de representação, passagens aéreas, terrestres ou marítimmas e até franquia de correios. A pergunta é simples: vc vai continuar a dar empregos de salários multimilionários aos parasitas?
Duas cidades de Goiás anularam suas eleições passadas para prefeito. E o resultado foi que os candidatos foram excluídos do serviço público.
É só isso que temos todos que fazer.

 
Às 21/4/06 11:04 PM , Anonymous Bia disse...

Bom...esse negocio de voto nulo é bobera...vcs ja pensaram no quanto se gasta para fazer uma eleição???...sem fala em comicios e coisas do genero...será q vale mesmo a pena votar nulo so para serem substituidos???....eles mudaram apenas de nome...mas sao todos iguais....o tem q muda é a nossa luta nao apenas nas eleiçoes...mas tbem quando eles ja estao eleitos...nos so lembramos de lutar e reivindicar nossos direitos nas eleiçoes...é ai q esta errado...nossa luta deve ser constante...bom acho q é isso...me empolguei de mais...Ta otimo o flog em Cássio...abraços

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats