22 abril 2006

Nosso Herói:

Feriado nacional de 21 de abril, dia de Tiradentes, nosso herói republicano, será?

A Inconfidência Mineira nada mais foi do que uma revolta de alguns poderosos contra a “derrama” de Ouro cobrada por Portugal. Tiradentes, apenas mais um destes revoltosos. Não se exista um ideal forte de nação ou mesmo de Independência, apenas se contestava o prejuízo que os mais aburguesados teriam.

O culto a Tiradentes surge com a Proclamação da República, até então poucos conheciam esta figura, pois os ideólogos Positivistas daquele movimento sentiram a necessidade do Brasil ter também o seu herói. Fabricaram sua história, seu rosto e seus ideais.

Alguém já notou a semelhança de Tiradentes com o Jesus Renascentista de Michelangelo? Pura manipulação!

Tivemos muitas outras revoltas e verdadeiros heróis lutarem nelas, mas a História é geralmente contada pelos vencedores buscando pacificar a massa, e assim é com nosso Herói. Quando eu for Presidente acabo com esse Feriado de mentira!

3 Comentários:

Às 22/4/06 10:45 PM , Blogger Julio Moraes disse...

Cassio, mto obrigado pelo comentario, e com cordo com vc, é mto auto-ajuda, mas geralmente quem procura esse tipo de filosofia é pq sente que quer isso tambem para todos, ou os que precisam de um pco de sussego, mas deixei la como se fosse minha lista pessoal doq eu quero para todos que conheço, e que estao lendo o texto assim como voce, tudo di bom...adorei o seu blog tbm...passa sempre por la..q to sempre por aki..( e adoro contestar a historia como nós foi dita, mto interessante sobre tiradentes..) tudo di bom..té depois

 
Às 23/4/06 5:22 AM , Blogger Davis disse...

Concordo com você no ponto da história poder ter sido fabricada... Eu até já tinha reparado a semelhança com Cristo a bastante tempo e tive muitos problemas pra explicar e mostrar Tiradentes pra ela (ela é polonesa e achou que o cara era Cristo).
Só discordo de você quanto ao fato de querer acabar com o feriado... Aí não!
hehehe... flw

 
Às 24/4/06 1:45 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Pior que ontem o Fantástico falou que Tiradentes foi o Mártir da Independência... só se for o Mártir do próprio bolso... uhauah... é cada coisa!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats